Tecnologia: Internet Explorer será substituída pelo Edge a partir de 2023

O Microsoft Edge é capaz de oferecer uma saída para o futuro da web, mas com respeito ao passado.

Agora realmente chegou a hora de dizer “adeus”, pois a Microsoft está caminhando para o encerramento da histórica Internet Explorer (IE). O navegador será oficialmente desativado no dia 14 de fevereiro de 2023 no Windows 10.

Depois de 27 anos de legado, a ferramenta de pesquisa chega ao fim por conta de uma atualização do Edge, o seu sucessor oficial. Segundo a empresa, as atualizações serão feitas através do Edge.

Apesar da mudança, ninguém será afetado, tudo continuará funcionando normalmente. Mas quem ainda continua utilizando os recursos do Internet Explorer precisa ser rápido.

Isso porque, depois do dia 14/02/23, a Microsoft definitivamente finalizará o acesso à plataforma para sempre, e problemas poderão aparecer para aqueles que não se programaram com antecedência.

A lendária Microsoft, que já não oferecia mais suporte ao IE há algum tempo, desta vez decretou o fim do software. A justificativa da empresa é que o Edge é mais avançado, seguro e inovador. A empresa afirmou o seguinte:

“Com o Microsoft Edge, oferecemos uma saída para o futuro da web, mas com respeito ao o passado. A mudança era extremamente precisa, porém não queríamos deixar para trás sites e aplicativos seguros e ainda em funcionamento.”

O browser Edge também foi considerado pela Microsoft como o “mais seguro”. “O Edge oferece uma proteção bem maior contra ataques de phishing e malware no Windows 10 com o Microsoft Defender SmartScreen.

Além disso, ele também oferece o Password Monitor, que limpa a dark web para verificar se suas credenciais pessoais foram corrompidas.

Referências visuais do Internet Explorer permanecerão visíveis por algum tempo

Realmente, a tecnologia está avançando, e, agora, não tem como reverter. O famoso navegador, o antigo “carro-chefe” da empresa no ramo por tantos anos, terminou a sua caminhada.

De qualquer forma, todas as referências visuais clássicas, como ícones no “Menu Iniciar” e na “Barra de Tarefas” continuarão visíveis no Sistema Operacional (SO) até a Microsoft divulgar uma atualização opcional programada para o dia 23 de março de 2023 e que também estará na atualização obrigatória agendada para o mês de junho.

Sendo assim, foi divulgado que os sistemas operacionais mais antigos, como o Windows 7, 8 e 8.1, não ganharão mais suporte ao Edge a partir do mês janeiro de 2023. Foi recomendado instalar o Windows 10 ou o 11 para evitar problemas nos computadores pessoais ou de trabalho.

você pode gostar também