92 horas semanais é o tempo médio que brasileiros ficam conectados à internet, aponta pesquisa
Embora seja essencial, a conexão também deve ser segura, enfatiza a empresa de cibersegurança NordVPN.
Se fizermos uma breve comparação entre a quantidade de brasileiros que possuíam acesso à internet há alguns anos com o número atual, será possível notar que muito mais pessoas estão conectadas hoje em dia.
No entanto, isso não é nenhuma novidade, pois, à medida que o tempo passa, a tendência é que nos conectemos ainda mais. Apesar disso, uma empresa de cibersegurança chamada NordVPN constatou que o brasileiro passa cerca de 92 horas conectado por semana.
Desse total, cerca de 13 horas são totalmente dedicadas ao acompanhamento de séries e filmes favoritos dentro por meio das plataformas de streaming. Visando ao entretenimento, o cidadão brasileiro fica conectado em plataformas como o YouTube ao longo de uma média de 12 horas semanais.
Já em relação ao WhatsApp e a outros aplicativos de redes sociais, como o Instagram, a empresa constatou que são separadas 11 horas desse tempo total, de forma exclusiva.
Ao juntarmos todas essas informações, veremos que, ao todo, dos sete dias da semana, quatro dias inteiros são dedicados à conexão via internet.
Uma humanidade dependente da internet
É normal pensarmos que, em um mundo hipotético, se ficássemos sem internet, é provável que o mundo entraria em colapso e empresas ruiriam, assim como vários sistemas.
A dependência da tecnologia é um assunto muito comentado e debatido, que consegue separar opiniões, já que o acesso a esse recuso trouxe vários benefícios incríveis para a humanidade, mas também foi o responsável por alguns problemas.
Contudo, não podemos negar que é graças à tecnologia que podemos exercer com rapidez muitas tarefas do dia a dia ou nos conectar com pessoas de diferentes estados e países.
Segundo a companhia de cibersegurança NordVPN, cerca de 43,5% das pessoas possuem uma grande dependência da internet, isso tanto para trabalhar como para realizar alguns de seus hobbies.
Nessa mesma pesquisa, a companhia constatou que 36% dos participantes não poderiam viver sem internet, e não imaginam como essa situação seria, caso ocorresse verdadeiramente.
É preciso navegar com segurança
Mesmo que o mundo desfrute dos benefícios da tecnologia, é preciso navegar com muito cuidado dentro das plataformas digitais. Isso porque, assim como houve um crescimento nos benefícios, há também uma proliferação de métodos criminosos para invadir diversos sistemas.
Leia um trecho mencionado por um dos especialistas da companhia de cibersegurança NordVPN, Daniel Markuson:
“A maioria de nós procura facilitar e enriquecer nosso dia a dia com várias plataformas e serviços online, no entanto, quase ninguém pensa na segurança online e na privacidade dos dados fornecidos a aplicativos e sites, o que aumenta o risco de se tornar outra vítima de criminosos cibernéticos.”
Por essa razão, é necessário estar sempre atento e não acessar links suspeitos na internet.