Se uma inteligência artificial fosse seu chefe, você seguiria as ordens dela?
Um ChatBoot está provando que consegue assumir a liderança de uma empresa! Você seguiria suas instruções ou procuraria um humano?
Recentemente, um vídeo postado na plataforma YouTube mostrou aquilo que muitos já temiam: a inteligência artificial (IA) substituindo o ser humano no que se refere a vários tipos de empregos.
Apesar de isso não ser muito surpreendente, já que muitos previam esse resultado, o vídeo é inquietante. Mais surpreendente ainda é saber que, em um futuro próximo, com a evolução das IAs, até os empregos que parecem insubstituíveis podem estar ameaçados. Então, você se pergunta: “que empregos são esses?”. Em seguida, nós respondemos.
Ser o chefe
A liderança parece ser uma posição que jamais será substituída por uma máquina. Mas, contra todas as indicações, um vídeo no YouTube mostrou que a inteligência artificial pode simular as falas de um chefe que está preocupado com o estado emocional da sua empresa.
A empresa Machinet, responsável por elaborar várias pesquisas envolvendo Inteligência Artificial, foi a responsável por apresentar um novo estilo de chefe.
No vídeo, é possível ver uma outra vertente do famoso ChatGpt que assumia o papel de um robô-diretor. Para fins de experiências mais realistas foram usados outros aplicativos que estavam responsáveis pela conversão de texto para áudio, dando a impressão de que era realmente uma pessoa conversando.
Na conversa, foram mencionados vários assuntos, incluindo o nível de estresse da equipe, alguns resultados que a suposta empresa estava gerando ou ainda outros assuntos que são debatidos diariamente em outras companhias. Quando se tratou sobre o assunto do estresse da equipe de trabalho, a IA mencionou o seguinte:
“Bem, a meu ver, o nível de estresse no time está normal. É claro, temos prazos apertados e muito trabalho a fazer, mas todo mundo parece administrar e trabalhar bem sobre pressão.
Entretanto, eu adoraria ouvir o que o time pensa sobre a situação. Talvez possamos marcar uma reunião coletiva para coletar a impressão de todos sobre o assunto.”
Além desta sugestão, o suposto chefe ainda se dispõe a realizar uma pesquisa com o grupo de funcionários para então avaliar melhor cada situação. Confira:
Queremos saber de você: trabalharia com um chefe desses?