INCRÍVEL: interação com baleias pode ajudar na comunicação com ETs
Pesquisa com baleias jubarte nos Estados Unidos chegou a um modelo de interação capaz de decifrar mensagens desconhecidas.
A possível comunicação com extraterrestres é algo que domina o imaginário da humanidade já há algum tempo. O que muita gente não imagina é que a solução para isso pode estar no diálogo entre baleias jubarte e seres humanos.
Um estudo feito pelo Instituto de Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI) e divulgado na revista PeerJ em dezembro sugere que a comunicação com baleias pode fornecer dados importantes para facilitar o contato com seres de outros planetas.
Os pesquisadores, em parceria com especialistas da Universidade da Califórnia e da Alaska Whale Foundation, nos Estados Unidos, fizeram um experimento de interação com esses animais. Para tal, utilizaram alto-falantes subaquáticos para simular uma mensagem de saudação.
Resposta rápida
Comunicação com extraterrestres sempre motivou pesquisas e experimentos na Terra – Foto: Internet/Reprodução
A baleia do gênero Megaptera, chamada Twain, respondeu de imediato e se aproximou do barco onde estavam as pessoas envolvidas no experimento. Por 20 minutos, o sinal foi retransmitido em diferentes intervalos de tempo e observou-se que o animal respondia prontamente.
O resultado animou os pesquisadores, pois essa foi a primeira vez que houve uma comunicação recíproca entre baleias e humanos. O diálogo ocorreu em 2021 e pode ajudar na comunicação com ETs, segundo a autora principal do estudo, Brenda McCowan.
A escolha por essas espécies não foi por acaso. A inteligência e capacidade delas em estabelecer “conversas” que se assemelham ao padrão humano foram levadas em consideração.
“As baleias jubarte são extremamente inteligentes, têm sistemas sociais complexos, fabricam ferramentas, redes a partir de bolhas para capturar peixes e se comunicam extensivamente por meio de cantos e chamados sociais”, explicou um dos autores da pesquisa, Fred Sharpe.
Relação com o espaço
As descobertas do estudo têm tudo para facilitar o entendimento de possíveis sinais vindos do espaço. O projeto SETI busca criar filtros a partir dos dados da pesquisa, capazes de viabilizar a interpretação de sinais desconhecidos.
Basicamente, a ideia é usar arranjos matemáticos da teoria da informação para identificar estruturas de regras que ajudam a traduzir mensagens e captar o que é dito ou enviado.
Os cientistas acreditam que os extraterrestres também têm interesse em se comunicar com os seres humanos. E o modelo criado para dialogar com baleias, que já se mostrou eficiente, tem tudo para ser o início dessa interação.