Incansáveis, jogadores de ‘Trials Evolution’ vão até o fim com um enigma intrigante
"Ele [enigma] uniu as pessoas que queriam resolvê-lo", disse o responsável pelo projeto.
Algumas informações ocultas encontradas em um game chamado “Trials Evolution” foram responsáveis por instigar uma busca em diversos países, a fim de solucionar um enigma.
É claro que isso fazia parte de um projeto muito maior do que poderíamos imaginar. A história começou após uma publicação no site Kotaku, comandado por um jogador que se identifica como Professor FatShady.
Assim, publicação dizia, de forma breve, como estava sendo o desenrolar da busca por um tesouro. A caçada começou quando jogadores localizaram algumas placas de madeira que forneciam uma mensagem codificada.
A partir desse momento, as coisas começaram a ficar muito mais interessantes, pois conseguiram encontrar o significado, que os levou até uma manobra desconhecida em “Trials Evolution”. Desse modo, ao executá-la, podia-se escutar a seguinte música:
“Acorde e escute/Os segredos estão escondidos/nos tons mais brilhantes/seus ouvidos podem não captá-los/talvez você precise transformá-los em uma forma visível…”
Entretanto, esse não foi o fim do enigma, pois os jogadores inseriram a música em um programa de análise espectral, então encontraram um código Morse. Graças a isso, foram levados a mais um enigma com imagens criptografadas, modificadas seguidamente, desde 2013.
Ao solucionarem, foram enviados para encontrar objetos reais fora do jogo, que estavam espalhados pelo mundo: um nos Estados Unidos, outro na Austrália e também no Reino Unido.
Logo, ao encontrarem os pertences, descobriram uma frase de um livro de John Green, “A Culpa é das Estrelas”. Por fim, o último estava na Finlândia. Então, eis que surge um documento referente à Torre Eiffel.
Mas, além de documentos verdadeiros, havia um mapa indicando um caminho que tinha como fim um cemitério, onde estava mais um dos cofres. Ao chegar ao local, recolheram alguns pertences, dentre os quais havia uma placa de metal com os seguintes dizeres:
“Meio-dia do ano 2113. Primeiro sábado de agosto. Uma das cinco chaves abrirá a caixa debaixo da Torre Eiffel.”
Desse modo, chegamos ao fim do trajeto e teremos que aguardar mais alguns bons anos para finalmente descobrirmos o restante do enigma.
Quem planejou tudo isso?
Antti Ilvessuo foi o homem responsável por desenvolver todo esse projeto, junto com seu irmão. Eles eram os criadores da RedLynx em meados dos anos 2000.
Em uma entrevista com o escritor britânico Matthew Syed, ele conta o que o enigma significou para ele:
“O enigma realmente é importante para mim, pois ele uniu as pessoas que queriam resolvê-lo”, contou.
Ele continuou:
“Acredito que o esforço para fazer algo duradouro só funciona se as pessoas trabalharem em conjunto pelo bem comum, sem temer o pior, nem criar conflitos…”