Imperdível: eclipse solar de 2024 promete ser o mais visto da história
Com uma trajetória que cruza continentes e pode gerar escuridão total em alguns locais, este evento astronômico tem provocado grande expectativa entre cientistas e entusiastas.
No dia 14 de outubro de 2023, grande parte do Brasil teve a chance de testemunhar o eclipse solar anular, um evento marcado pela projeção da sombra da Lua sobre a superfície da Terra. O estado do Rio Grande do Norte foi o mais favorecido em termos de visibilidade.
Em 2024, teremos outro eclipse, mas desta vez será um eclipse solar total, no qual a Lua passará entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a visão da estrela.
No entanto, segundo a NASA, este eclipse será diferente dos anteriores. O que será que o torna tão especial?
Primeiro eclipse solar total de 2024
Eclipse solar total, quando apenas a coroa solar é visível – Foto: Reprodução/Brasil Escola
O fenômeno total está programado para ocorrer no dia 8 de abril de 2024, iniciando no Oceano Pacífico Sul e cruzando a América do Norte, passando pelo México, Estados Unidos e Canadá. Infelizmente, o Brasil não está incluso na trajetória.
Se as condições meteorológicas permitirem, a primeira região da América do Norte continental a experimentar a totalidade será a costa do Pacífico do México, por volta das 11h PDT (Horário de Verão do Pacífico).
Cientistas afirmam que a coroa solar, a camada mais externa do astro, será mais visível durante o próximo eclipse solar total em comparação com o evento de 2017. Isso se deve à maior atividade solar que ocorre atualmente.
Além disso, o eclipse deste ano terá uma duração de aproximadamente 2 minutos a mais que o de 2017.
Um eclipse solar total acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a luz solar direta.
Isso resulta em uma escuridão temporária, semelhante ao amanhecer ou ao anoitecer, quando o céu fica escuro.
De acordo com Polly White, fundadora do Great American Eclipse, desde o eclipse de 2017 e o eclipse solar anular de 2023, mais pessoas estão cientes do evento que ocorrerá em abril deste ano.
Além disso, o caminho da totalidade será ainda mais longo, tornando o eclipse visível para mais pessoas do que o anterior.
Após o eclipse total de abril de 2024, os observadores só terão a oportunidade de ver outro em 2044, o que torna este evento ainda mais atrativo.
Milhões de pessoas vão testemunhar o eclipse
O eclipse solar de 2024 está chegando e promete ser o mais visto da história – Foto: Reprodução/Getty Images
Aproximadamente 31 milhões de pessoas nos Estados Unidos terão a oportunidade de testemunhar este evento ao longo dos 322 km do trajeto total do eclipse.
Isso significa mais que o dobro do número de pessoas que conseguiram ver o último evento, presenciado por cerca de 20 milhões de espectadores.
Muitos estão animados para ver o eclipse solar total. Mesmo sendo possível assistir ao evento sem sair das cidades, espera-se um aumento significativo nas viagens para testemunhar o espetáculo.
O site Great American Eclipse estima que 1 em cada 4 cidadãos americanos deve viajar durante o fenômeno para vê-lo de perto.
De qualquer maneira, é importante lembrar que os brasileiros não terão a oportunidade de assistir ao evento no Brasil, pois ele será visível apenas entre o México e o Canadá.
O setor de turismo certamente se beneficiará, já que os agentes de viagens estão ajudando os viajantes a encontrarem hospedagem para ter a melhor vista.
Além disso, está programado um festival de música de cinco dias durante a semana do eclipse, chamado ‘Eclipse Festival’, que contará com experiências espaciais e palestras lideradas por profissionais da NASA, Blue Origin e SpaceX no Texas.
No Brasil, o próximo eclipse solar visível ocorrerá no dia 2 de outubro de 2024, porém será parcial e visível apenas no centro-sul do país.
O seguinte será em 6 de fevereiro de 2027, e poderá ser visto em quase todo o Brasil, com exceção da região Norte.