Identificar demência é possível? Veja agora 8 sinais para se atentar

Infelizmente, não há nenhuma cura encontrada para as pessoas que enfrentam essa dificuldade, porém é possível começar tratamentos específicos.

A demência pode chegar de forma discreta na vida de muitas pessoas. Porém, conhecer alguns detalhes sobre ela podem ajudar os familiares das pessoas acometidas a identificarem de forma precoce alguns sinais.

A doença pode ser causada por diversos fatores, os quais contribuem para a perda de memória e outras deficiências cerebrais, como confusão mental.

Na maioria das vezes, a condição é diagnosticada quando o paciente é encontrado em idade mais avançada. Contudo, não se engane: ela pode, sim, ser encontrada em pessoas mais jovens.

Até hoje, infelizmente nunca foi descoberta uma possível cura, e a forma mais comum de identificarmos a demência atualmente é por meio do Alzheimer.

No entanto, vamos o que interessa: quais são os sintomas possíveis para identificar uma possível demência? Você pode conferir 8 deles logo abaixo.

8 possíveis sintomas de demência

1. Falta de memória

Como primeira característica a ser analisada, tem-se a repetição contínua de perguntas já feitas.

2. Dependência

Nesta lista, está inclusa, também, a dependência de outras pessoas para lembrar de realizar afazeres rotineiros.

3. Finanças

Outro ponto interessante a ser analisado é a dificuldade de conseguir abordar assuntos referentes à vida financeira.

Entretanto, não se engane, pois aqui não estamos nos referindo a pessoas que acabam gastando além do que recebem, mas, sim, daquelas que possuíam grande conhecimento acerca de assuntos financeiros e agora enfrentam dificuldade em relação a isso.

4. Dificuldade para realizar trabalhos domésticos

Se uma pessoa que antes tinha facilidade para desenvolver os trabalhos domésticos e agora ela começa a sentir muita dificuldade, esse trata-se de um ponto que merece atenção.

Talvez essa seja uma boa hora para marcar uma consulta médica, já que a descoberta, quanto mais cedo for feita, facilita o tratamento.

5. Comunicação

A dificuldade para se comunicar também merece a devida atenção. Atente-se a isso quando não se lembrar mais de como usar a linguagem ou saber como escrever.

6. Higiene

Menor cuidado com higiene também pode ser algo preocupante e digno de ser analisado, assim como mudança drástica de humor seguida de confusão, ansiedade e desconfiança.

7. Datas e locais

Perder a noção de datas e locais nos quais a pessoa se encontra pode ser um grande aliado na hora de descobrir se há algo de errado.

8. Hobbies

O último sinal que podemos mencionar é a ausência da prática de hobbies, ou seja, coisas que antes forneciam prazer ao indivíduo, mas, no momento, são esquecidos, além de outros compromissos sociais.

você pode gostar também