IA faz sucesso ao gerar pôsteres de filmes inéditos com base em descrições
A ferramenta tem feito sucesso na internet por gerar imagens incríveis e criativas, mas essa pode não ser a melhor ideia para o momento cinematográfico
Nos últimos tempos, testemunhamos um crescimento exponencial das Inteligências Artificiais (IA) em todos os setores da indústria, a ponto de revolucionar inúmeros campos.
Essas ferramentas, originalmente criadas visando à automação de tarefas e à solução de problemas específicos, estão sendo continuamente aprimoradas para atender às demandas mais diversas da sociedade. Elas agora passam por uma grande expansão e já estão presentes em locais que vão desde indústrias até setores da arte.
Muitas vezes, nós nos surpreendemos com as aplicações aparentemente inusitadas nas quais as IA são integradas, explorando funções cada vez mais variadas, como a recém-desenvolvida inteligência que cria pôsteres de filmes com base em descrições dos usuários.
‘This Movie Does Not Exist’, a IA capaz de criar pôsteres de cinema
Foto: This movie does not exist/Reprodução
Uma nova IA tem ganhado notoriedade nos últimos dias, com suas artes e criações originais repercutindo nas redes sociais. Estamos falando do site “This movie does not exist” (“Esse filme não existe”), que converte textos descritivos em imagens impressionantes no formato de pôsteres de cinema.
A plataforma é simples e intuitiva. Ao acessar o referido site, deparamo-nos com um pôster criado e podemos notar duas opções na tela: “Creat new movie” e “Creat your own”. De acordo com a opção escolhida, o site pode retornar uma imagem nova e aleatória ou então criar um pôster personalizado, respectivamente.
No caso de preferência pela segunda opção, basta selecionar a referida aba e descrever por meio de um título e uma sinopse o filme no qual você está pensando, O resultado apresentado, embora divertido e interativo, ainda se mostra limitado, com pouca ou nenhuma fluidez nas palavras e com artes de baixa resolução.
O futuro da criatividade nos cinemas?
Grandes empresas de tecnologia estão abraçando essa ideia. Recentemente, a Microsoft integrou a IA DALL-E 2 em sua ferramenta “Image Creator from Microsoft Bing”, permitindo que os usuários gerem suas próprias imagens. Essa integração revela o interesse das gigantes tecnológicas em aprimorar as IA.
Ainda assim, o uso dessa ferramenta levanta questionamentos éticos. Uma possível utilização por parte da indústria poderia inviabilizar o trabalhado de designers, o que é especialmente preocupante no cenário atual de reinvindicações trabalhistas no mundo cinematográfico, inclusive com greves de atores e roteiristas.