Homens e Império Romano: entenda o que acontece por trás do desafio que viralizou nas redes sociais

Quantas vezes você já pensou no Império Romano? Aparentemente, homens pensam bastante nesse assunto.

Seu pai, irmão, amigo ou namorado pensa com frequência no Império Romano? A resposta pode te surpreender e, provavelmente, já surpreende.

Recentemente, viralizou um desafio no qual as mulheres perguntam aos homens quantas vezes eles pensam no Império Romano e, muitas vezes, a resposta é que pensam com frequência.

Mas por quê? Isso nem eles sabem. Na maioria das vezes, parecem tão confusos quanto as mulheres e não compreendem por que esse período histórico surge tão frequentemente em suas mentes.

Essa tendência, que explodiu nas redes sociais e deixou todo mundo confuso, veio após o usuário Caio Flávio (@gaiusflavius) publicar no Instagram um Reels.

Ele insistia para que as mulheres perguntassem aos homens de sua vida quantas vezes eles pensam sobre o Império Romano, afirmando que elas ficariam surpresas com a resposta.

O que foi o Império Romano?

O Império Romano foi uma das maiores e mais influentes civilizações de toda a história. Surgiu no século I a.C. e estendeu-se por áreas da Europa, África e Ásia. Os fatores que mais destacaram esse período foram a engenharia, a eficiência do governo e o legado cultural.

Os romanos construíram estradas, aquedutos e monumentos, como o Coliseu, um dos maiores símbolos da Roma Antiga. O legado desse período ainda influencia o mundo nos dias atuais. Isso tem alguma relação com a obsessão dos homens? Talvez!

Imagem: Reprodução

As possíveis explicações

A associação desses aspectos masculinos da história romana pode ser um dos motivos pelos quais os homens tendem a pensar tanto nesse período.

A historiadora da Universidade de Birmingham, Hannah Cornwell, explica que, ao pensar naquele império, uma das primeiras coisas que vem à mente é a imagem militar, com os gladiadores e legiões, que são comumente associados à masculinidade e ao poder.

O tiktoker @themasculineedge também criou uma teoria que fez muito sentido para os usuários. Ele afirmou que a obsessão dos homens pelo Império Romano está bastante ligada à necessidade masculina de conquista.

Segundo ele, os homens foram aventureiros e ainda precisam disso, procurando ativamente. E, se não encontram, eles imaginam… bem, há alguns toques de machismo estrutural nesta afirmação, mas não podemos negar que é uma tentativa a explicar esse fenômeno. Vale lembrar que são apenas teorias.

você pode gostar também