Hit ou flop? Novos portáteis da AYANEO lembram formato do Nintendo DS
Marca afirma que fez uma homenagem aos modelos clássicos. Design tem características similares aos produtos da Nintendo, sua rival.
A AYANEO, empresa do setor de games, conhecida por fabricar portáteis de emulação, está prestes a lançar um novo produto que vai brincar com a nostalgia de muitos jogadores.
Isso porque os modelos AYANEO Flip KB e AYANEO Flip DS têm um design que lembra os clássicos Nintendo DS e 3DS.
Poucas informações foram divulgadas sobre os hardwares até então, mas sabe-se que ambos são portáteis no formato flip, possuem chipsets AMD Ryzen 7840U, tela de sete polegadas com resolução de 1080p e frequência de 120Hz.
O aspecto mais diferenciado dos hardwares é o teclado. O AYANEO Flip KB, por exemplo, possui um teclado completo. Já o AYANEO Flip DS conta com uma segunda tela no lugar, de 3,5 polegadas, e o melhor: ela é touchscreen.
Apesar das similaridades com os modelos da Nintendo, o que difere é o fato de que os portáteis da AYANEO serão capazes de rodar Windows, além de jogos de computador e vários emuladores diferentes.
Comparação com outros modelos
AYANEO Flip KB e AYANEO Flip DS, novos portáteis da marca – Foto: Reprodução
Sempre que surge algum produto novo, é natural compará-lo com outros modelos do mercado. A pergunta que fica no ar é: o AYANEO Flip seria capaz de bater de frente com o Steam Deck e o ROG Ally?
Pelos detalhes divulgados, até então, ele não deixaria a desejar. Veja:
AYANEO Flip
- Processador — AMD Ryzen 7 7840U, com arquitetura “Zen 4”, 8 núcleos, 16 threads e frequência de 3,3 GHz até 5,10 GHz;
- Tela de 7 polegadas com resolução de 1080p e frequência de 120 Hz.
Steam Deck
- Processador — APU da AMD de 6 nm, com arquitetura “Zen 2”, 4 núcleos, 8 threads e frequência de 2,4 GHz até 3,5 GHz;
- Tela de OLED de 7,4 polegadas com resolução de 1280p e frequência de 90Hz.
ROG Ally
- Processador — AMD Ryzen Z1 Extreme, com arquitetura “Zen 4”, 8 núcleos, 16 threads e frequência de até 5,10 GHz;
- Tela de 7 polegadas com resolução de 1920p e frequência de 120Hz.
Cópia ou original?
Desde que a AYANEO divulgou as primeiras informações sobre os novos portáteis, a Nintendo ainda não se pronunciou sobre o caso.
Surgiram muitas especulações sobre uma possível cópia do Nintendo DS e 3DS nas redes sociais, mas a marca não se manifestou.
A AYANEO alega que os sistemas não são uma cópia ou imitação. Segundo ela, na verdade, trata-se de uma homenagem aos modelos clássicos.