HBO Max está com sérios problemas financeiros? Entenda a polêmica
A crise financeira chega para todos. Desta vez, a crítica internacional acha que este pode ser o problema do HBO. A empresa afirma o contrário e diz que é tudo parte de uma estratégia. Será?
O HBO Max se envolveu em uma polêmica recente por estar cancelando muitas séries e filmes, mesmo com algumas produções já estando finalizadas. Frente a isso, a crítica internacional afirma que a empresa está fazendo isso porque tem passado por um momento de crise e precisa poupar gastos.
O HBO, por outro lado, nega essas afirmações e diz que é apenas uma estratégia para conseguir se diferenciar com vantagem de outros streamings.
Mesmo assim, alguns fãs não estão muito convencidos disso, muito menos a crítica, já que eles cancelaram “Batgirl” e a produção inteira custou um total de 70 milhões de dólares.
Qual o motivo por trás de tantos cancelamentos?
Desde que houve a fusão da Warner Bros. com a Discovery, há um desequilíbrio financeiro muito grande que acarretou um rombo, como consequência, a dívida resultante foi alta.
Como isso aconteceu e não estava nos planos a missão da Warner Discovery agora é se reerguer, o que faz a empresa poupar gastos e investimentos. Procurando ser mais perspicaz para eliminar aquelas produções que servem apenas como duplicação de conteúdo.
Mesmo assim, isso não explicaria porque escolheram cancelar “Batgirl”, uma vez que as gravações já estavam finalizadas. Cancelar a produção não condiz com poupar gastos, uma vez que o investimento foi um absurdo. Entretanto, “Batgirl” não foi a única vítima, “Westword” também acabou sobrando.
O que vai acontecer com as produções canceladas?
Até então, é como se elas não estivessem canceladas e sim em um modo stand by, esperando o momento certo para reaparecer. Enquanto isso, o HBO Max vai investir em criações originais junto com a Warner Discovery, para colocar os planos de evitar repetições e faturar com produções inéditas.
Essas novas criações economizam impostos e a Warner Discovery está os evitando o máximo que pode. O que não acontece com produções já existentes, que já tem impostos na conta e é necessário arcar com eles. Esse é o caso de “Batgirl”, quantas adaptações não temos da trama que envolve o cavaleiro das trevas?
Segundo a presidente da Warner Discovery, não se trata de notas fiscais, mas, sim, de estratégia, e as produções canceladas não atendem as atuais estratégias após a fusão.
“Honestamente, eu não classificaria como motivos fiscais. Quando duas empresas se unem, você avalia o que tem. Então você vê se o que você tem se encaixa na sua estratégia atual. Então isso teve muito a ver com o que tínhamos que fazer. Essas foram decisões dolorosas.
Eu sei como é ser um criador de conteúdo e depois ter seu emprego removido. Nada disso foi levado de ânimo leve. Foram decisões muito, muito dolorosas e, na medida do possível, estamos trabalhando muito em estreita colaboração com os criadores para encontrar um lar para grande parte do conteúdo.”, afirmou Kathleen Finch
Com essa afirmação, fica ainda mais claro de que, em algum momento, produções já finalizadas serão lançadas. A questão que ainda fica no ar é: qual é a estratégia atual?
Ela não gira em torno de estar um passo à frente da concorrência? Porque poderia ser esse o possível resultado do lançamento de “Batgirl”. Mas parece que a estratégia atual foca em readaptar todas as histórias da DC, com novos atores, cenas, enredo e afins. Como uma borracha que apaga os vestígios de um lápis para um novo começo.
Falando de forma administrativa, esse pode ser um erro. Mas vale a pena tentar! No entanto, nenhuma dessas afirmações descarta totalmente que os problemas, na verdade, sejam os altos gastos econômicos.