Número de hackers protetores de sites aumentou na pandemia de covid-19
Apesar de a palavra hacker ser relacionada a invasores da internet, esses hackers são ‘do bem’ e chegaram para salvar o dia.
O termo hacker é uma referência muito conhecida para os temidos invasores da internet. Por isso, em qualquer notícia que tenha essa palavra, as pessoas já imaginam coisas ruins. Mas a verdade é que, na pandemia, as empresas começaram a contratar profissionais da área de TI na intenção de proteger seus site. Ou seja, são os hackers do bem, que salvaram os dias dessas empresas.
Interessou-se pelo assunto? Continue a leitura e saiba mais.
Supostos vilões são os verdadeiros mocinhos dessa história
De acordo com o professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP, João Eduardo Ferreira, o termo hacker é uma denominação imprecisa que revela um conjunto de atitudes que se aproveitam da vulnerabilidade dos sistemas de computação para violá-los.
Com isso, Ferreira ainda acrescenta que, haja vista que se trata de um termo geral, pode-se dividi-lo em: hackers do bem e hackers do mal. Dessa forma, as grandes empresas querem a parte do bem ao lado delas.
Isso porque esses profissionais da área da tecnologia de informação poderão facilmente selar toda e qualquer brecha que exista nos sistemas da instituição. Assim, nenhum aproveitador pode se infiltrar e roubar qualquer dado ou informação dos clientes ou da própria organização.
As empresas que fornecem esse tipo de serviço são conhecidas como “empresas de pentest”, ou, em tradução: teste de invasão. Já o professor do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica da USP, Marcos Antonio Simplicio, explicou que:
“[…] Você contrata alguém para atacar o seu site, com autorização para isso, obviamente, achar brechas e sugerir a forma de mitigação. Outros, por exemplo, agem para mitigar, é resposta a incidentes. Se alguém conseguiu explorar alguma brecha, não deixam fazer tudo o que bem entendem dentro do sistema.”
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) é importante para a visibilidade desse tipo de profissional, visto que o principal objetivo desse tipo de proteção é evitar que informações e dados importantes sejam vazados e utilizados de forma indevida.