Hábito anti-higiênico muito comum oferece SÉRIOS riscos à sua saúde
Mesmo após os avanços tecnológicos e melhorias na higiene, algumas pessoas insistem em ter hábitos nada saudáveis.
Antigamente, era muito mais fácil ocorrerem contaminações nos ambientes, já que as necessidades básicas eram feitas de maneira mais descuidada e sem certos controles sanitários.
Nesse contexto, a construção dos banheiros da forma como conhecemos hoje teve impacto nos avanços tecnológicos, garantindo maior higiene e qualidade de vida nas cidades.
Mesmo assim, ainda cometemos velhos hábitos ruins, muitas vezes passados de geração para geração e que são reforçados por estereótipos de gênero, principalmente no banheiro.
Acompanhe a leitura e saiba como evitar alguns péssimos hábitos que causam contaminação.
Hábitos ruins aumentam riscos de contaminação
Na correria do dia a dia, praticamos um hábito muito comum que aumenta os riscos de contaminação e nem o percebemos.
Embora já seja do nosso conhecimento que não lavar as mãos ou deixar de dar descarga podem ser propagadores de doenças, quantas vezes você já foi ao banheiro e deixou a tampa suspensa enquanto acionava a descarga? Pois saiba que esse comportamento pode gerar sérios riscos à sua saúde.
Isso foi identificado por um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos, o qual avaliou o que acontece no momento da descarga quando a tampa do vaso permanece aberta.
Eles elaboraram um ambiente totalmente escuro e, com o auxílio de um laser verde, o local onde estava o vaso sanitário foi destacado. No momento em que a descarga foi acionada, os pesquisadores perceberam uma enorme quantidade de germes e bactérias sendo lançados em volta do sanitário.
Essa expansão de contaminantes acontece pela força da água. No momento da descarga, as partículas microscópicas são lançadas a até 1,5 metros de altura, ampliando o espaço e alcance de contaminação.
Ou seja, quando ativamos a descarga sem abaixar a tampa, permitimos que a pressão de ar presente nas gotículas de água se espalhe por todo o ambiente do banheiro.
Assim, os fatores contaminantes podem aderir a todas as superfícies, como toalhas, roupas, escovas etc. É como se você borrifasse germes e bactérias em todo o banheiro!
Pode parecer uma atitude normal – inclusive, ainda é comum ver vasos sanitários que não possuem tampa –, mas esse hábito coloca em risco todos que compartilham esse ambiente.
Por fim, vale ressaltar que essa prática também afeta os animais da casa, caso os tutores tenham esse costume. Portanto, da próxima vez que usar o banheiro, lembre-se de sempre abaixar a tampa ao dar descarga.