Diretor Guillermo del Toro ganha Globo de Ouro 2023 por ‘Pinóquio’

Com um trabalho de 14 anos no filme 'Pinóquio', Guillermo del Toro garantiu o Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação.

O renomado cineasta Guillermo del Toro garantiu mais um prêmio em sua brilhante carreira. Isso porque, na última terça-feira (10), o diretor levou para casa um Globo de Ouro na categoria de “Melhor Filme de Animação”.

O filme “Pinóquio“, animação da Netflix, superou outros grandes nomes do gênero. Dentre os selecionados para disputarem o Globo de Ouro como Melhor Filme de Animação, estavam: “Gato de Botas 2: O Último pedido”, “Inu-oh”, “Marcel the Shell with Shoes On” e “Red: Crescer é uma Fera”.

A descrição disponível no título de “Pinóquio“, na plataforma do streaming, revela que Guillermo Del Toro passou 14 anos desenvolvendo a animação.

O trabalho do cineasta mexicano foi reconhecido pelo público, deixando o filme entre as produções mais assistidas por várias semanas consecutivas no catálogo da Netflix.

Pinoquio por Guillermo del Toro
Imagem: A Odisseia/Reprodução

Guillermo del Toro também recebeu indicação em outras categorias no Globo de Ouro 2023, com nomeações para Melhor Canção Original e Melhor Pontuação. Essas indicações consagram a carreira brilhante do diretor mexicano.

Veterano das premiações

Essa não é a primeira vez que o cineasta recebe um prêmio do Globo de Ouro. Em 2018, Del Toro ganhou o prêmio de Melhor Diretor pelo filme “A Forma da Água”.

No mesmo ano e pelo mesmo filme, o showrunner garantiu o prêmio de “Melhor Diretor” no Critic’s Choice Awards, no BAFTA e no Oscar.

O cineasta discursou na noite de premiações do Globo de Ouro, quando afirmou:

“Animação é cinema. Animação não é um gênero infantil, é um meio”, declarou.

Tradução: “Guillermo del Toro ganha o prêmio de Melhor Filme de Animação”.

Mais sobre ‘Pinóquio’, de Guillermo del Toro

Na 22ª adaptação de “Pinóquio”, Del Toro conseguiu conquistar o público com sua perspectiva e inovação. Na história mostrada pela Netflix, Gepeto está na Itália, em um cenário que antecede a Segunda Guerra Mundial.

Então, o personagem vive em um país que sofre a opressão pelo fascismo de Benito Mussolini. A animação mostra o marceneiro passando por um grande sofrimento depois de perder o filho.

Assim, em certa noite, o pai enlutado, deprimido e bêbado constrói um boneco de madeira, na tentativa de recriar seu amado filho. Seu sofrimento comove uma fada e ela decide dar vida ao boneco do marceneiro.

você pode gostar também