Guardas divulgam fotos de seres que parecem de outra galáxia; veja

Mistérios nas águas de um lago em Oklahoma intrigam guardas florestais e despertam internet sobre suposta presença alienígena.

Guardas florestais de Oklahoma recentemente deixaram a internet em alvoroço ao compartilharem fotos de estranhos objetos flutuando em um lago local.

Descritos por alguns como ovos alienígenas, essas coisas levaram a uma onda de especulações online, muitos pensaram até em uma presença extraterrestre.

No entanto, autoridades logo esclareceram que tais criaturas misteriosas são, na verdade, briozoários, organismos que habitam a terra já há anos; milhões de anos para ser mais exato.

Seres que assustaram internautas – Imagem: Oklahoma Department of Wildlife Conservation/Reprodução

Briozoários: pequenos seres assustadores

Diferentemente de qualquer coisa que possa parecer familiar, os briozoários são colônias de minúsculos organismos conhecidos como zoóides, que se agrupam em uma massa gelatinosa.

Eles não possuem um sistema respiratório nem circulatório como alguns outros seres vivos, mas têm um gânglio nervoso central que coordena suas atividades.

A característica que mais fascina nos briozoários é sua capacidade de reprodução. Dotados de órgãos reprodutivos tanto masculinos quanto femininos, eles conseguem se reproduzir assexuadamente.

Desse modo, geram essas grandes massas gelatinosas que podem conter centenas de zoóides, cada um com uma fração de milímetro.

Não são ovos alienígenas – Imagem: Oklahoma Department of Wildlife Conservation/Reprodução

Tais organismos também se reproduzem através de estatoblastos, células que se separam da colônia e dão origem a novos indivíduos.

Com um registro fóssil que remonta a incríveis 470 milhões de anos, os briozoários têm uma longa história evolutiva.

Acredita-se que eles tenham evoluído de antigos vermes marinhos, adaptando-se ao longo das eras para sobreviver e se desenvolver nos mais diversos ambientes aquáticos.

Curiosamente, os briozoários são frequentemente chamados de musgo animal, devido à sua aparência semelhante ao musgo quando agrupados.

São encontrados em uma variedade de áreas aquáticas e têm um papel crucial na filtragem da água e na cadeia alimentar, demonstrando importância para os ecossistemas aquáticos em todo o mundo.

Os seres se multiplicam mais no verão – Imagem: Oklahoma Department of Wildlife Conservation/Reprodução

Ser humano em perigo?

Apesar do alvoroço inicial causado pela aparência, os briozoários não representam nenhum risco aos humanos.

Na verdade, sua presença em um lago é um indicador de boa qualidade de água e saúde do ecossistema local.

É claro, durante o verão, essas criaturas tendem a se multiplicar, aumentando a probabilidade de avistamentos e pessoas se assustando com essas bolas de gelatina.

você pode gostar também