‘GTA Online’ oferece risco aos jogadores devido a uma falha
Ainda sem resposta da empresa, jogadores afetados denunciam a perda de contas em fóruns.
Os jogadores de “GTA Online” receberam alertas, nesta semana, sobre uma falha no sistema que deixa os dados dos usuários vulneráveis. Em alguns casos, era possível identificar a invasão da conta, além da modificação dos dados e até mesmo da suspensão ou exclusão da conta. Entenda tudo sobre o alerta de vulnerabilidade dos dados no jogo “Grand Theft Auto V”.
Vulnerabilidade dos dados impacta a experiência do usuário
A princípio, o alerta de vulnerabilidade dos dados no jogo “Grand Theft Auto V” se direciona apenas para os jogadores da versão para PC. Ou seja, não atingiram as versões de consoles.
Tudo começou quando os usuários perceberam que os saldos das suas contas estavam sumindo inesperadamente, além de outras alterações dos personagens e exclusão de contas. Desse modo, o alerta de vulnerabilidade dos dados no jogo “GTA” foi passado a todos os outros jogadores nas contas oficiais do jogo no Twitter.
Por sua vez, os investigadores identificaram que a falha vinha do CVE-2023-24059. Essa vulnerabilidade também ocorreu em um site famoso por compartilhar estratégias de trapaça. Porém, o grupo logo tirou do ar e pediu desculpas aos usuários. Inicialmente, eles usaram a falha para oferecer os serviços.
Embora compartilharam o alerta em perfis oficiais, os especialistas não indicaram parar o jogo. Os usuários que sofreram a invasão de suas contas informaram que a simples conexão com os servidores permitia o contato com a falha.
Para aqueles usuários mais antigos e com nível avançado, há a possibilidade de usar as regras de firewall e softwares Guardian, disponibilizados pela própria comunidade. Agora, outra medida possível, porém, sem confirmação oficial, é esvaziar a pasta da Rockstar Games, no diretório, documentos do Windows, e reiniciar o título.
Já os jogadores que perderam as contas realizaram a denúncia e aguardam posicionamento da empresa. Possivelmente, haverá uma atualização para resolver essa questão.