Governo lança app para combater roubo de celulares

Novo aplicativo permitirá aviso simultâneo a operadoras e bancos em caso de roubo e perda de celular em todo o Brasil.

Nesta terça-feira (19), o governo federal anunciou o lançamento do aplicativo Celular Seguro, uma ferramenta desenvolvida para bloquear rapidamente celulares roubados ou perdidos em território brasileiro.

Disponível para Android, iOS e computadores, o software enviará alertas simultâneos sobre o furto ou a perda de um dispositivo para operadoras, bancos e serviços online.

Fruto de uma parceria entre o governo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e instituições financeiras, A iniciativa visa agilizar o bloqueio de aparelhos roubados com apenas um clique.

O objetivo é tornar os dispositivos inutilizáveis para criminosos, protegendo assim as contas bancárias e os dados pessoais dos usuários.

Celular Seguro: saiba tudo sobre o aplicativo

O aplicativo permitirá que os cidadãos informem diversas instituições e operadoras sobre o crime de forma rápida e eficiente. A Anatel receberá os alertas, colaborando para o bloqueio imediato dos aparelhos roubados.

Vale ressaltar que, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o uso do Celular Seguro não substitui a comunicação direta do usuário com bancos, operadoras de telefonia e plataformas online, tampouco dispensa o registro de ocorrências junto às autoridades policiais.

Aplicativo bloqueará de imediato informações sigilosas do usuário – Imagem: Celular Seguro/Reprodução

Uma das funcionalidades do aplicativo será a possibilidade de cadastro de contatos de confiança. O Celular Seguro se integrará à plataforma gov.br para unificar as informações dos usuários.

No entanto, conforme os termos de uso, dados como geolocalização, marca, modelo, número de série do smartphone e IMEI serão coletados, juntamente com informações pessoais, para garantir o funcionamento do serviço.

O secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli, revelou que, no lançamento do Celular Seguro, os dispositivos e aplicativos de bancos serão os primeiros a serem bloqueados.

Nas próximas semanas, novos recursos serão implementados, incluindo a suspensão de linhas telefônicas, SMS e outros aplicativos.

Grandes instituições bancárias, como Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Sicredi e Sicoob, já anunciaram adesão ao sistema.

O apoio da Anatel, da Febraban e da ABR Telecom, responsável pelas operações de portabilidade de números no Brasil, fortalece o projeto.

O lançamento do Celular Seguro, uma das prioridades do ministro Flávio Dino, resulta de meses de discussões com entidades e agências regulatórias.

Para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, essa iniciativa se une a outras ações, como operações policiais para a apreensão de celulares em presídios e modernização tecnológica dos órgãos de segurança federal, com ênfase nas áreas de fronteira e na integração entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Forças Armadas.

Esse esforço conjunto busca fortalecer a segurança e a proteção dos cidadãos brasileiros.

você pode gostar também