Parceria inesperada: Google e Apple se juntam, mas rivalidade ainda é evidente
Apesar da parceria, durante o anúncio, o Google fez questão de alfinetar seu rival direto, a Apple, lançando uma crítica provocativa.
Não é novidade para ninguém que o mercado da tecnologia avança cada vez mais. O ramo é bastante diverso e se renova diariamente. E nas grandes empresas e plataformas como Google e Apple, essas inovações não são surpresas. Até porque lançamentos diários são comuns para as grandes líderes do mercado.
No último dia 10, Google e Apple anunciaram uma parceria durante o evento anual Google I/O. A nova parceria tem relação com o mais novo lançamento das empresas, uma ferramenta desenvolvida para smartphones Android que emite alerta quando o usuário está sendo acompanhado por um AirTag desconhecido.
O que são AirTags?
Os AirTags são uma tecnologia desenvolvida exclusivamente pela Apple. Eles são dispositivos que servem para rastrear objetos de uso pessoal, como mochilas e notebooks.
Apesar de inovadora e útil, em alguns países, como Estados Unidos e Canadá, a tecnologia tem sido usada para fins criminosos. Infelizmente, alguns indivíduos têm usado essa tecnologia para rastrear pessoas sem elas saberem.
Os criminosos colocam os AirTags nas bolsas das pessoas sem que percebam. Dessa forma, conseguem ter acesso ao local onde estão, a fim de promover sequestros e assaltos.
Tendo isso em vista, o Google e a Apple se uniram e desenvolveram a ferramenta que alerta os aparelhos Androids sobre quando existe um AirTag desconhecido acompanhando o usuário. A nova tecnologia deverá estar disponível nos próximos meses.
Contudo, no mesmo evento em que houve o anúncio da nova parceria, o Google não perdeu a oportunidade de dar uma “alfinetada” na Apple em relação a um assunto antigo: RCS.
Entenda o que são RCS
Rich Communication Services, ou RCS, é um código de comunicação entre as operadoras de telefonia que substitui o SMS. O RCS é considerado melhor e mais seguro para a interoperabilidade.
Já faz algum tempo que o Google passou a utilizar o código nos aparelhos Androids. Além disso, vem criticando a Apple por não adotar a medida nos aparelhos iOS.
Durante o evento, o vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google, Sameer Samat, fez um discurso que garantiu risadas e aplausos da plateia ao criticar a empresa concorrente.
“Esperamos que todos os sistemas operacionais móveis captem a mensagem e adotem o RCS para que todos possamos participar de um bate-papo em grupo, não importa qual dispositivo você esteja usando”, afirmou o executivo.