Google Drive estabelece limite de arquivos e usuários reagem
Limite estabelecido envolve uma quantidade de arquivos mesmo que ainda haja espaço disponível.
Quando o assunto é armazenar fotos e arquivos, a maioria das pessoas opta por utilizar o Google Drive, uma vez que tende a ser mais prático. No entanto, recentemente, uma pequena mudança sem aviso prévio abalou a vida de muitos usuários dessa plataforma.
A mudança em questão passou a estabelecer um limite quanto ao número disponível de arquivos. Nessa atualização, não importa se você tenha espaço disponível, o que contará será a quantidade de arquivos existentes.
A partir de agora, haverá a possibilidade de criar cinco milhões de itens. O que passar disso terá que sofrer ajustes. E nesse valor estão inclusos pastas e documentos.
Tudo isso acabou pegando milhares de usuários do Google Drive totalmente de surpresa, dificultando muito o dia a dia de alguns. No entanto, assim que a novidade foi disponibilizada, o porta-voz do Google Workspace oficializou a decisão.
Qual o objetivo com tudo isso?
De acordo com o próprio porta-voz do Google Workspace, a decisão de limitar a quantidade de arquivos existentes em uma conta serviu para manter a boa funcionalidade do programa. Além disso, espera-se que se torne ainda mais confiável.
Assim que o limite foi estabelecido e os usuários não haviam sido notificados, muitos acabaram tendo sérios problemas, em especial as pessoas que possuem várias quantidades de arquivos armazenados no Google Drive.
Isso sem mencionar que outras empresas foram afetadas também. Mas, segundo o Google, ele insiste em afirmar que os prejudicados não foram em número considerável.
Ainda vale destacar que, independentemente de qual seja o plano do usuário, o limite de cinco milhões de arquivos permanecerá intacto. Ainda que haja uma boa quantidade de espaço disponível.
O primeiro conselho dado pelo Google é excluir alguns arquivos caso esteja muito próximo do limite estabelecido. No entanto, não será uma tarefa muito fácil para alguns dos usuários.
Plataformas como Google One têm limite máximo de 2 TB no quesito armazenamento. Porém, sem a presença de nenhuma limitação de arquivos. Já dentro do OneDrive, programa desenvolvido pela Microsoft, o limite máximo de arquivos é de cinquenta mil em cada pasta.