Globoplay é condenada por exibir anúncios e vai indenizar cliente

Assinante se sentiu lesado por ter de lidar com anúncios e propagandas durante as transmissões do serviço. Caso foi parar na Justiça.

Um assinante da plataforma Globoplay saiu vitorioso na Justiça após processar o serviço por veicular anúncios publicitários antes e durante a transmissão de determinados conteúdos.

Igor da Silva Oliveira, de São Paulo, deverá ser indenizado pela plataforma. Ele receberá uma quantia de R$ 2 mil, além do valor gasto com a assinatura.

A decisão foi proferida pelo Tribunal de Justiça paulista (TJ-SP) no dia 21 de novembro.

‘Fui enganado’

Globoplay, serviço de streaming da TV Globo. Foto: Reprodução.

De acordo com o processo, Igor cancelou a assinatura da Globoplay e pediu o estorno do valor do plano.

Em um primeiro momento, a plataforma recusou-se a reembolsar o cliente; no entanto, voltou atrás depois que o caso chegou à Justiça.

O argumento principal de Igor para entrar com a ação foi que ele se sentiu enganado pela empresa.

Na decisão, o juiz Gustavo Sauaia Romero chegou a citar o exemplo da assinatura premium do YouTube, que isenta o assinante do contato com publicidades.

Na visão do juiz, era natural que Igor esperasse algo similar nos vídeos exibidos pelo Globoplay, sejam eles gratuitos ou exclusivos.

“Simplesmente não faz sentido o Globoplay não ter como impedir a divulgação de publicidade nos conteúdos abertos a todo o público, quando se trata de assinante cujos direitos contratuais, entre outros, incluiriam não estar exposto à perda de tempo consistente nos indesejados anúncios”, expressou o magistrado.

Promessas da plataforma

Em geral, a Globoplay oferece aos assinantes conteúdos na íntegra e promete inibir a exibição de anúncios. Quem não assina o serviço fica suscetível a eles e a outros tipos de interrupção.

Na prática, o que acontece é que mesmo quem paga pelo serviço de streaming ainda vê publicidades e trailers de 15 segundos no início de determinados vídeos e conteúdos.

A plataforma não comenta casos judiciais. A exibição de anúncios tem sido alvo de reclamações constantes no Reclame Aqui. Em 2022, a Globoplay respondeu a um cliente da seguinte forma:

“Compreendemos que não curta as propagandas, visto que o objetivo é assistir nossos conteúdos, mas é uma forma de retribuição aos nossos anunciantes que investem na plataforma e desta forma cada vez mais oferecer o melhor aqueles que usufruem do serviço.”

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