Getty Images processa Stability IA por acesso ilegal ao banco de imagens

A disputa judicial ainda não começou nos tribunais. Veja mais detalhes!

Você já ouviu falar sobre o Getty Images? Provavelmente, você já viu esse nome em algum lugar, ou melhor, nos créditos de milhões de fotos espalhadas por toda a internet e em diversas publicações impressas. Pois então, o Getty Images é uma companhia que tem como seu serviço principal um banco de imagens.

Recentemente, a empresa entrou com um processo na Justiça contra a Stability AI. De acordo com a companhia, a acusada teria acessado ilegalmente várias imagens de seu banco para poder elaborar uma ferramenta de inteligência artificial de criação de imagens. O processo está correndo no Tribunal de Justiça de Londres.

Entenda mais sobre o processo movido pelo Getty Images

A criação da Stable Diffusion, ferramenta de inteligência artificial de criação de imagens desenvolvida pela Stability AI, está dando o que falar. Como mencionamos, o Getty Images a acusa de ilegalmente usar as imagens do banco para ajudar na composição da sua nova ferramenta.

Porém, todas as imagens da empresa possuem direitos autorais, o que significa que esse tipo de ação feita pela Stability AI não pode ocorrer. Por isso, a empresa do banco de imagens está abrindo um processo contra a criadora da nova ferramenta.

Durante uma entrevista para o The Verge, Craig Peters, CEO do Getty Images, alegou:

“A empresa não fez qualquer esforço para contatar o Getty Images para usar o nosso material ou o dos nossos contribuintes, por isso estamos avançando com ações para proteger os nossos direitos de propriedade intelectual e os dos nossos contribuintes.”

Em contrapartida, a Stability AI, por meio de uma fonte oficial, disse que não recebeu nenhum aviso sobre o processo e não tem nada a comentar sobre o assunto até o momento.

A briga persiste, pois as empresas de inteligência artificial afirmam que essa prática não é criminosa, isso porque ela está protegida pela doutrina de uso justo dos Estados Unidos.

Porém, os detentores desses direitos autorais não concordam com a afirmação, por isso estão partindo para as disputas judiciais. Até o momento, isso é tudo o que se sabe sobre o caso.

você pode gostar também