NASA irá implementar um gasoduto na Lua para transportar oxigênio

O objetivo é construir uma base permanente no polo sul do astro.

Sempre que falamos sobre grandes invenções para a humanidade, muitas delas surgiram por conta da corrida espacial durante a Guerra Fria. Mesmo após esse período, as agências espaciais continuam inovando todos os dias, especialmente a NASA.

Recentemente, a Agência Espacial Americana divulgou que irá construir um gasoduto na Lua, o que tornará possível o transporte de oxigênio entre as bases da organização.

Como isso será feito?

De acordo com a NASA, a construção de um gasoduto no Polo Sul da Lua seria um meio eficiente de transportar oxigênio para futuras missões espaciais. A ideia é que esse sistema seja alimentado por poços de regolito (ou solo lunar) existentes na superfície do astro.

O regolito, um material que contém água, dióxido de carbono e oxigênio, pode ser extraído, especialmente o seu oxigênio. Dessa forma, o processo de exploração humana se tornaria muito mais fácil. Porém, apesar da extração ser relativamente fácil, o problema seria mesmo no transporte deste produto.

Felizmente, Peter Curreri, diretor de ciências da companhia Lunar Resources Inc, submeteu uma proposta em que o gasoduto poderia ser construído usando materiais disponíveis na superfície da Lua, o que contaria com técnicas de construção simples e robôs automatizados.

Dessa forma, o Gasoduto do Polo Sul Lunar (L-SPOP) chegaria até 5 km de extensão, proporcionando mais oxigênio para os astronautas na base espacial.

Quais as principais vantagens do gasoduto?

A NASA também acredita que o gasoduto poderia ser usado para fornecer oxigênio para a exploração humana da Lua. Isso permitiria que os astronautas trabalhassem em áreas mais distantes da Lua, sem precisar carregar grandes quantidades de oxigênio.

Além disso, o gasoduto poderia também servir como um meio de transportar materiais para uso na exploração humana da Lua.

No entanto, é um processo que vai exigir bastante tempo, visto que ainda precisam encontrar meios eficazes para extrair esse produto, além das melhores tecnologias para gerenciar os tubos.

Ainda assim, a expectativa é de que essa invenção possa revolucionar completamente a exploração, trazendo uma série de benefícios para agências espaciais de todo mundo e até mesmo para as pessoas aqui da Terra.

você pode gostar também