Fracassos inesquecíveis: 10 filmes que preferíamos esquecer, mas não conseguimos
Conheça dez desastres cinematográficos. São filmes decepcionantes e mal avaliados pelo público e pela crítica, marcando a história do cinema com falhas e fracassos.
Ao longo da história do cinema, diversos filmes foram produzidos e, infelizmente, nem todos conseguiram alcançar o sucesso esperado. Com base nas avaliações do IMDb, é possível identificar uma lista de longas-metragens considerados uns dos piores da história da sétima arte.
Essas produções acabaram recebendo críticas negativas, seja devido a roteiros mal construídos, seja por conta de atuações fracas, efeitos especiais duvidosos ou direções desastrosas.
Os filmes mencionados na lista a seguir adquiriram uma reputação indesejada, tornando-se alvos de piadas e fontes de decepção para os cinéfilos e críticos.
Embora o gosto cinematográfico seja subjetivo, muitas dessas obras foram consagradas como verdadeiros fracassos e estiveram em diversos rankings dos piores filmes já realizados.
Os motivos pelos quais esses filmes caíram no esquecimento ou se tornaram símbolos do mau cinema podem variar. Alguns podem ter sido vítimas de problemas de produção, enquanto outros foram prejudicados por decisões equivocadas dos produtores ou pela falta de visão artística.
Independentemente das razões, essas produções se destacam como exemplos do que deve ser evitado na hora de fazer um filme. Confira a seguir!
1. ‘Deu a Louca em Hollywood’ (2007)
Foto: ‘Deu a Louca em Hollywood’/Reprodução
“Deu a Louca em Hollywood” é uma comédia de paródia lançada em 2007, que possui a nota 2,4/10. A premissa do filme é acompanhar um grupo de personagens caricatos em uma jornada através de diversas referências da cultura pop e do mundo do cinema.
O filme recebeu uma série de críticas negativas por sua abordagem, que foi considerada superficial e de mau gosto, bem como por suas piadas e referências que, muitas vezes, eram consideradas mais ofensivas do que engraçadas.
2. ‘O Filho do Máskara’ (2005)
Foto: ‘O Filho do Márkara’/Reprodução
“O Filho do Máskara” é uma comédia de fantasia lançada em 2005, dirigida por Lawrence Guterman. O filme recebeu críticas extremamente negativas e uma pontuação baixa no IMDb, atingindo uma média de 2,1. A recepção ruim pode ser atribuída a diversos fatores que ficam explícitos ao assistir à produção.
3. ‘De Justin para Kelly’ (2003)
Foto: ‘De Justin para Kelly’/Reprodução
“De Justin para Kelly” é um musical romântico lançado em 2003 e dirigido por Robert Iscove. Infelizmente, o filme recebeu uma recepção extremamente negativa tanto da crítica quanto do público, resultando em uma pontuação muito baixa no IMDb, com uma média de 1,9.
A trama é considerada fraca e pouco original. A história é uma comédia romântica leve em que Justin e Kelly se conhecem durante as férias de primavera e se apaixonam, enfrentando os obstáculos habituais que os casais encontram em filmes desse gênero.
Muitas críticas apontaram que o roteiro era clichê e previsível, não oferecendo nada de novo ou interessante ao público.
4. ‘Alone in the Dark: O Despertar do Mal’ (2005)
Foto: ‘Alone in The Dark’/Reprodução
O filme é inspirado na série de jogos de videogame “Alone in the Dark” e traz uma adaptação que, infelizmente, não foi bem recebida pelo público e pela crítica.
A obra tem como protagonistas Christian Slater, Tara Reid e Stephen Dorff. No entanto, mesmo com um elenco conhecido, o filme não conseguiu conquistar a aprovação dos espectadores e recebeu muitas críticas negativas.
5. ‘Ir ao Mar’ (1989)
Foto: ‘Ir ao Mar’/Reprodução
“Going Overboard” é um filme de comédia lançado em 1989, estrelado por Adam Sandler. O filme foi dirigido por Valerie Breiman e trata-se de uma comédia de baixo orçamento, produzida antes de Adam Sandler alcançar fama e sucesso em Hollywood. A nota para ele é péssima, ficando em 1,8.
6. ‘Salvando o Natal’ (2014)
Foto: ‘Salvando o Natal’/Reprodução
De acordo com o IMDb, “Salvando o Natal” tem uma nota de 1,3, o que o coloca em uma posição muito baixa na escala de avaliações de títulos.
A trama, que pertence ao gênero de comédia natalina, é estrelada por Kirk Cameron. Na história, Cameron interpreta um homem chamado Christian White, que tenta resgatar o verdadeiro significado do Natal ao descobrir que as celebrações modernas foram corrompidas.
7. ‘Manos: As Mãos do Destino’ (1966)
Foto: YouTube/Reprodução
“Manos: As Mãos do Destino” é um filme que pertence ao gênero de terror e suspense, escrito, dirigido e produzido por Harold P. Warren. O filme foi lançado em 1966 e ganhou notoriedade por ser considerado um dos piores filmes já produzidos.
Os motivos pelos quais o título está nesta lista são sua produção amadora, o orçamento extremamente baixo e a péssima qualidade. Sem mencionar as atuações desastrosas presentes na trama e o ritmo extremamente lento dos fatos. Ele possui nota de 1,6 no IMDb.
8. ‘Bebês Geniais 2: Super Bebês’ (2004)
Foto: ‘Bebês Geniais 2’/Divulgação
Dirigido por Bob Clark, “Bebês Geniais 2: Super Bebês” é uma sequência do filme “Bebês Geniais”. A trama apresenta um grupo de bebês superinteligentes com habilidades especiais que formam uma equipe para salvar o mundo. Eles acabam se deparando com o vilão Bill Biscane, que pode colocar a vida das crianças em risco.
Dentre as razões para o filme ter nota 1,5 no IMDb está o seu roteiro fraco, raso e pouco envolvente. Tudo pode parecer forçado e clichê. Isso sem mencionar os horrorosos efeitos especiais aplicados nos bebês superdotados em ação.
9. ‘Birdemic: Choque e Terror’ (2010)
Foto: ‘Birdemic’/Reprodução
Considerado um filme de terror ecológico, “Birdemic” foi escrito, dirigido e produzido por James Nguyen. A história é uma espécie de homenagem ao clássico “Os Pássaros” de Alfred Hitchcock, porém com uma abordagem completamente desastrosa.
Considerada uma das notas mais altas desta lista, “Birdemic: Choque e Terror” possui uma avaliação de 1,7, segundo o IMDb. O filme foi considerado ruim devido à sua produção amadora e aos péssimos efeitos especiais dos pássaros, além de uma edição totalmente desastrosa, assim como a atuação dos envolvidos.
10. ‘Kod Adi K.O.Z’ (2015)
Foto: ‘od Adi K.O.Z’/Reprodução
“Kod Adi K.O.Z” é um filme turco lançado em 2015, dirigido por Celal Çimen. O filme foi amplamente criticado pelos especialistas, sendo considerado um dos piores da história do cinema turco.
Dentre os motivos que levaram o filme a receber uma avaliação de 1,7 no IMDb, o primeiro é o seu roteiro totalmente incoerente e confuso, além de mal desenvolvido. As fracas atuações também estão na lista, bem como o uso exagerado de política.