Epic Games paga multa milionária a jogadores; veja se você tem direito

Epic Games foi penalizada em razão do jogo 'Fortnite'. A desenvolvedora foi acusada de dar golpes em crianças, enganando-as.

O jogo “Fortnite” sofreu uma sanção milionária após receber acusações de dar golpes em crianças. A penalidade veio da Federal Trade Commission (agência dos Estados Unidos que visa à proteção ao consumidor) por um detalhe especial: a Epic Games quebrou uma regra importante e enganou os usuários.

A penalidade foi considerada bastante alta, isso porque eles terão de pagar US$ 520 milhões por violar a proteção de privacidade dos jogadores.

Entenda o caso envolvendo a Epic Games

“Fortnite” é um jogo gratuito e altamente viciante desenvolvido pela Epic Games. Com isso, a empresa consegue ter um lucro excepcional. No entanto, essa não é a primeira vez que o jogo sofre um processo. A primeira ocorreu em 2019, no Canadá; e, acredite, o processo ocorreu sob as alegações de ele ser altamente viciante propositalmente.

Entretanto, dessa vez, o processo envolve o fato de a plataforma ter induzido os jogadores a fazer compras sem que eles soubessem. A prática teria se concretizado usando uma opção de configuração contraintuitiva por meio de um botão.

Isso gerava um transtorno para quem estava jogando, fazendo o jogador clicar sem querer no botão e realizar a compra de forma indesejada.

O botão, inclusive, aparecia em alguns momentos de maneira que quem estava jogando pensava que o jogo havia entrado em modo de espera ou em uma tela de carregamento.

Alguns pais relataram que apenas viram as cobranças chegando no cartão de crédito, isso porque as compras na plataforma não solicitam uma confirmação de idade ou a aprovação dos responsáveis pelos menores.

Após a investigação da situação, decidiu-se pela penalização no valor total de US$ 245 milhões, para o reembolso dos clientes.

Juntando todas as famílias que alegaram passar pelo transtorno, soma-se um total de centenas de milhões de dólares que a Epic Games lucrou.

Será que você tem direito ao reembolso? 

Para ter direito a reembolso, você precisa se adequar aos seguintes requisitos:

  • jogadores que tiveram cobranças feitas quando não tinham o desejo de comprar entre 2017 e setembro de 2022;
  • pais cujos filhos fizeram compras sem autorização entre janeiro de 2017 e novembro de 2018;
  • jogadores que acabaram sendo bloqueados por contestarem as cobranças de compras que não tinham o objetivo de adquirir.

Enfim, a FTC enviará e-mails para aqueles que foram vítimas das cobranças indesejadas da Epic Games e indica que até lá os clientes que receberem os e-mails esperem até que ela entre em contato.

Além disso, pede que se atentem a mensagens que possam parecer maldosas, como as que pedem algum valor em troca do reembolso, pois são golpes.

você pode gostar também