'First Person Shooter': saiba qual game foi pioneiro nessa modalidade
Um dos gêneros mais populares do mundo dos games, o 'First Person Shooter' possui uma história bastante curiosa. Saiba como ele surgiu.
O “First Person Shooter” (FPS), que, na tradução livre para português significa “jogo de tiro em primeira pessoa”, é considerado um dos gêneros mais populares e bem-sucedidos do mercado de games. Ele possui uma legião de fãs, mas você já parou para pensar em como ele surgiu?
Muitas franquias são um sucesso quando o assunto são “First Person Shooter”‘, jogos como “Call of Duty” e “Counter-Strike” se destacam pela popularidade e são considerados fenômenos de vendas. Esse setor ainda conta com títulos bem consolidados e que possuem longa duração, como “Destiny”, que mantém uma legião de fãs fiéis ao game.
Imagem: Reprodução
O primeiro FPS: saiba qual foi
Muitas franquias, por exemplo, “Doom“, já foram reconhecidas como pioneiras nesse estilo de jogo. No entanto, a história dos FPS começam bem antes. Portanto, pode-se dizer que a desenvolvedora id Software foi responsável por revolucionar esse setor, mas não necessariamente por lançá-lo.
A id Software trouxe novos ares ao setor. Ela foi responsável por estabelecer as bases que temos hoje e conseguiu um sucesso comercial para o FPS em meados de 1982. Mas o título de pioneiro nesse gênero, surpreendentemente, fica com um grupo de estudantes.
O nome do primeiro jogo caracterizado como FPS se chama “Maze War“. Na tradução livre, significa: “Guerra do Labirinto”. A princípio, ele se chamava apenas “Maze”. O game foi desenvolvido em 1973, mas só foi lançado no ano seguinte, em 1974.
O grupo de estudantes Howard Palmer, Greg Thompson e Steve Colley estavam no ensino médico quando criaram o game. Eles estavam participando de um programa de estudos da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e desenvolveram um título mais simples, que contava com um fundo preto e paredes desenhadas por linhas.
A primeira ideia do grupo era demonstrar de forma técnica os desenhos de gráficos vetoriais possíveis no computador PDS-1. A partir daí, eles perceberam que poderiam ir além e assim surgiu o “Maze War”.
O principal objetivo do game era fazer com que o jogador navegasse por um cenário labiríntico, encontrasse outros jogadores no caminho e os derrubasse. No entanto, não era possível escolher a arma a partir de um arsenal nem vê-la, como é comum nos games atuais.
Jogo deixa um legado
Pioneiro em FPS, “Maze War” deixou um legado no mundo dos games. Quando foi lançado, ele era compatível apenas com um grupo bem pequeno de minicomputadores. Com o tempo, isso foi mudando e as pessoas conseguiam, inclusive, jogar utilizando conexões da Arpanet, que hoje é a internet.
Com o passar dos anos, novos FPS foram surgindo, melhorando toda a experiência do usuário e fazendo o que o grupo de estudantes responsáveis pelo primeiro jogo de todos não conseguiu: lucrando milhões com esse mercado promissor.