PIX terá 5 mudanças importantes: novas regras começam a valer em janeiro

Estas serão as novas regras que o Banco Central adicionará à função PIX a partir do primeiro mês de 2023.

O PIX chegou para facilitar a vida de todos os brasileiros e, graças a ele, hoje em dia é possível realizar um pagamento em poucos segundos – basta você ter internet, é claro. Contudo, há pouco o Banco Central realizou um anúncio de que novidades chegarão a essa função.

As regras adicionadas a partir do primeiro mês de 2023 servirão para levar a ferramenta para uma nova fase, melhorando ainda mais o uso para todos os clientes.

Contudo, você já sabe quais serão as novidades? Ainda não? A gente conta para você! Basta continuar lendo a matéria para descobrir o que muda.

PIX: novidades para 2023

A cada dia que passa, mais e mais pessoas se unem ao PIX, pois estão cientes de sua praticidade, e ao que tudo indica, as novas regras que serão validadas vão transformar esse processo em algo ainda mais descomplicado, a fim de que todos consigam utilizá-lo.

Já não é nenhuma novidade que o PIX ajudou muita gente a vender seus produtos, física ou virtualmente, de forma rápida e simples, por isso não é à toa que 140 milhões de brasileiros estão fazendo uso dessa ferramenta.

Em razão justamente do número crescente de usuários, é necessário realizar alguns ajustes, por isso o Banco Central trará novidades no próximo ano. Confira abaixo algumas delas:

1. Pagamento off-line

A novidade que merece maior destaque é a opção de conseguir fazer um PIX sem estar conectado com a internet, mas para que isso funcione devidamente, um dos dois indivíduos precisará estar conectado.

2. PIX por aproximação

Outra novidade será a possibilidade de usar a função “PIX aproximação“, que permitirá que as contas sejam quitadas apenas aproximando o dispositivo de uma maquininha de cartão.

3. Pix garantido

Já na função do “PIX garantido”, o indivíduo que estiver realizando uma compra terá a possibilidade de realizar o parcelamento do valor em questão.

4. PIX internacional

Embora seja um projeto que não foi totalmente finalizado, espera-se que no futuro possa haver a realização de “PIX Internacional”, a fim de viabilizar pagamentos também fora do território brasileiro.

5. Mudança no horário

Assim que o PIX foi adicionado a todos os bancos e passou a ser utilizado pelo público, ele possuía algumas restrições, principalmente no período da noite.

Porém, agora, no próximo ano, realizar um PIX entre 20h e 6h da manhã não sofrerá nenhuma limitação do banco, sendo que caberá ao cliente estabelecer um limite.

você pode gostar também