Finalmente! 'A Vingança dos Sith' corrige grande erro sobre Darth Vader
Detalhe que passou despercebido por muitos fãs foi consertado na obra.
Sem sombra de dúvida, Darth Vader é um dos maiores vilões que a cultura pop já produziu.
O lorde sombrio tornou-se referência para muitos outros “malvados” ao longo do tempo e se estabeleceu como um sinônimo de antagonista nas mais diversas mídias.
Agora, o que muita gente não sabe é que, no filme ‘A Vingança dos Sith‘ da famosa franquia ‘Star Wars’, uma falha foi finalmente corrigida.
Acontece que a icônica máscara que o ex-Jedi utiliza para esconder a face deformada estava melhor do que nunca neste filme.
Segundo George Lucas, o adereço foi projetado para se assemelhar a um elmo semelhante ao utilizado pelos antigos guerreiros samurais no Japão Feudal, que, inclusive, também foram a inspiração para a criação da Ordem dos Cavaleiros Jedi.
Qual era o problema das máscara de Vader, afinal?
Imagem: Reprodução
O personagem foi apresentado ao público pela primeira vez há cerca de 22 anos, em 1977, com o título “Uma Nova Esperança”.
Na obra, conhecemos um jovem fazendeiro chamado Luke Skywalker, cujo maior desejo é trocar a fazenda onde vive com os tios por uma vida de aventuras como piloto espacial.
O que nosso protagonista nem desconfiava é que ele era filho do braço direito do imperador Palpatine, que governava a galáxia com mão de ferro, tendo estabelecido anos antes um império de caráter extremamente autoritário, repressivo e ditatorial após derrubar a antiga República.
Tal feito só foi possível com a ajuda de Anakin Skywalker, um Jedi que foi corrompido pelo lado sombrio e que posteriormente se tornou pai de Luke e de sua irmã gêmea Leia.
Assim, não demorou muito para que o vilão fosse mostrado e, por conta da armadura que usa, sua presença tornou-se simplesmente intimidadora.
Entretanto, as máscaras usadas naquela época não eram perfeitas. Como podemos ver em “A Vingança dos Sith”, o capacete dele era extremamente assimétrico antigamente.
A princípio, esse detalhe é difícil de ser notado, mas um olhar mais apurado pode identificar um desalinhamento entre a máscara e o resto da estrutura.
Além disso, o brilho é outro fator que não se mantém consistente nos três primeiros filmes. Assim, a versão mais recente da qual falamos removeu todas as imperfeições e conferiu uma aparência mais consistente ao nosso “malvado favorito”.
Por fim, apesar desses erros, pode haver uma explicação para eles dentro do universo da saga. Darth Vader costumava lutar muitas batalhas e, consequentemente, seu traje sofria vários danos e precisava de reparos constantes.
Em uma HQ, o Imperador até oferece uma versão mais moderna e atualizada da armadura, que é recusada pelo vilão.