Ninguém entende nada! Desenvolvedores de ‘Final Fantasy XVI’ adicionam novo recurso para explicar o enredo

O 'Active Time Lore' será adicionado pela primeira vez na franquia, mas pode ajudar muito na compreensão dos jogadores.

“Final Fantasy” é uma das franquias de maior sucesso no mundo dos games. Essa série de jogos é popular por sua gama de títulos, atravessando gerações de jogadores desde o lançamento da primeira obra, em 1987. Seu próximo jogo de RPG, “Final Fantasy XVI”, será lançado em 22 de junho deste ano.

Embora a franquia seja extremamente popular, com sua infinidade de títulos lançados, sendo só na história principal 15 conteúdos, uma parte do enredo e alguns detalhes podem acabar caindo em esquecimento.

Por conta dessa confusão sequencial, onde muitos jogadores deixam de entender a continuidade, os desenvolvedores do game acharam um modo de ajudar a comunidade a seguir a narrativa.

Square Enix adiciona recurso ao ‘Final Fantasy XVI’

Como nem mesmo a equipe de produção estava conseguindo acompanhar o enredo do jogo, em meio às batalhas, interações e até com a mudança principal de batalhas em turnos para uma ação mais aberta, os desenvolvedores resolveram facilitar o entendimento de todos.

Por isso, a Square Enix, empresa desenvolvedora do game, resolveu inserir um novo recurso, chamado “Active Time Lore”, ao título. Esse recurso permite ao jogador pausar o jogo a qualquer momento para poder entender o que está acontecendo e ver os detalhes de contextualização.

Assim, eventos do mundo ou que acabaram de passar, personagens que aparecem, locais do mapa e até as facções envolvidas, podem ser explicados. O próprio produtor da série, Naoki Yoshida, revelou em uma entrevista à Polygon que a equipe estava confusa com a narrativa. Ele afirma:

“Reunimos praticamente a equipe principal de todas as seções que trabalham no jogo e lemos todo o roteiro juntos. Descobrimos que muitos, até do pessoal do núcleo interno, estavam perdidos, não sabiam o que estava acontecendo!

Então, de repente, percebemos que precisávamos de uma maneira de apoiar os jogadores que também se sentiriam assim. Porque se nós, como desenvolvedores, estamos sentindo isso, os jogadores definitivamente irão.”

Outros meios para explicar o game

Em meio a tantos acontecimentos, em um jogo que busca se aprofundar nas histórias dos personagens, a produção se obrigou a achar mais estratégias que poderiam auxiliar na orientação de quem joga.

Com isso, alguns personagens coadjuvantes foram adicionados, com a habilidade de compartilhar conhecimento com o protagonista. Nomes como Vivan Ninetales e Loresman Harpocrates contextualizam o jogo por meio de bibliotecas e interações explicativas.

Veja a seguir o vídeo de apresentação do recurso Active Time Lore:

você pode gostar também