Fim dos pacotes com WhatsApp grátis se aproxima? Entenda o caso
Pacotes com WhatsApp ilimitado podem estar com seus dias contados devido a restrições de escolha e concorrência, levantando dúvidas sobre a continuidade dessa prática.
Nos últimos anos, o WhatsApp, o mensageiro da META, conquistou uma popularidade sem precedentes, tornando-se uma presença quase onipresente nas vidas digitais das pessoas em todo o mundo.
Com sua interface simples, o WhatsApp se localiza rapidamente como uma ferramenta essencial para a comunicação pessoal e profissional.
A facilidade de uso e a ampla gama de recursos oferecidos pelo aplicativo o transformaram em uma plataforma versátil, permitindo que as pessoas se conectassem, compartilhassem informações, realizassem chamadas de voz e vídeo e até mesmo conduzissem negócios diretamente por meio do aplicativo.
Todos esses fatores contribuem consideravelmente para que as pessoas queiram estar conectadas o tempo todo ao aplicativo, a fim de saber tudo o que está acontecendo. Sendo assim, as operadoras de telefone encontraram uma estratégia para conseguir chamar a atenção dos usuários.
E assim surgiram inúmeros planos de operadoras, nas quais o WhatsApp e outros aplicativos são oferecidos com acesso gratuito sem que isso consuma os dados do usuário. No entanto, existe uma crença de que esses planos estão se aproximando do seu termino.
A razão para isso é que, de acordo com o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), essas estratégias restringem, em certa medida, as opções dos usuários para escolherem livremente entre diferentes aplicativos, os quais serão disponibilizados de forma gratuita. Essa situação acaba não estimulando uma concorrência.
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O que os especialistas dizem a respeito?
Segundo as informações disponibilizadas pelos especialistas, o zero rating, como chamam esses planos, podem, sim, estar com os dias contados. As próprias operadoras já manifestaram seu desejo de colocar um fim neles e seguir o mesmo caminho abordado na Europa.
Uma dessas operadoras foi a Claro, que se manifestou a partir de seu presidente, João Félix. Segundo ele, não há nenhuma dúvida que o zero rating foi um grande erro cometido pelas operadoras.
A TIM também não deixou de se pronunciar, na pessoa de Alberto Griselli, o qual afirmou que há uma grande tendência de haja uma grande diminuição desses planos nos próximos meses.
Já a Vivo compartilhou que há um debate dentro da empresa acerca de remover o zero rating também, apesar de incluir somente o mensageiro da Meta, diferentemente das demais operadoras, que envolvem outros aplicativos como o YouTube e até mesmo o Waze.
Porém, é válido destacar que não há nenhuma evidência de que as empresas irão agir. O assunto a respeito do zero rating e seu fim estão apenas sendo debatidos e analisados de forma interna pelas empresas.