Fim de uma era: marca querida por todos fecha as portas após 160 anos

Líder nos anos 1990 e 2000, a marca foi sinônimo de popularidade no mundo, mas hoje enfrenta dificuldades para se manter no mercado.

Uma grande reviravolta marca a história de uma marca famosa, conhecida mundialmente e que foi fundada em 1865.

Prestes a completar 160 anos de existência, ela enfrenta, já há alguns anos, o ostracismo e a redução de sua presença no mercado, o que nos leva a crer que está sumindo.

No início, a marca começou na criação de papel e, em 1960, transferiu-se para a comunicação eletrônica.

O primeiro aparelho dela foi lançado em 1980 e, desde então, não parou mais, exceto nas últimas décadas, quando foi engolida por novas concorrentes.

A marca em questão é a Nokia, conhecida no mundo todo, que chegou a ser líder de mercado, mas que hoje vive um contexto bem diferente. Ela completará 160 anos no dia 12 de maio de 2024.

Perda de espaço no mercado

Aparelho antigo da Nokia – Foto: Reprodução

A popularidade e o auge vivenciados nos anos 1990 e 2000 já não se fazem presentes na história da Nokia. Marcas como Samsung, Apple, Huawei, Motorola e outras avançaram de tal forma que ela ficou para trás.

A Microsoft comprou as patentes de telefones móveis da Nokia, em 2014. Muitos acreditavam que isso seria o desaparecimento definitivo da empresa, mas, em autorização recente, a HMD foi liberada para produzir novos dispositivos eletrônicos em seu nome.

O que chama a atenção, no entanto, é que nos anúncios já divulgados, aparece somente o nome da Human Mobile Devices (HMD).

Não há nenhuma menção à Nokia. Será que, em algum momento, ela será lembrada ou chegamos ao fim oficial?

Um sumiço proposital?

O que fica claro nos planos de marketing da HMD é que ela não tem o objetivo de mencionar ou divulgar a marca antiga. A ideia, na verdade, é se fortalecer e se fazer conhecida pelo público consumidor.

A Nokia não chegou a desaparecer completamente, já que suas patentes ainda estão por trás de novos eletrônicos, mas ela foi invisibilizada e diluída pelas campanhas da nova marca.

Em resumo, aquela que já foi líder de mercado e que, até hoje, tem o celular mais vendido do mundo (Nokia 1100, com 255 milhões de unidades), está caindo no esquecimento. Esse aspecto, por si só, chama bastante atenção.

A HMD divulgou que pretende lançar algumas novidades no segmento de mobile ainda este ano. Vale a pena esperar e conferir como a marca vai incorporar elementos da Nokia em seus produtos.

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