Fim da linha: Hollywood define data para findar protocolos contra Covid-19
Medidas preventivas estão em vigor desde setembro de 2020; mas, a partir de maio deste ano, deixarão de ser obrigatórias.
Cerca de três anos após o início da pandemia de Covid-19, no último dia 30 de março, uma notícia foi disponibilizada ao público. A partir do dia 11 de maio deste ano, os estúdios de Hollywood não precisarão mais realizar protocolos de segurança contra Covid-19 durante as gravações.
No entanto, segundo o Sindicato dos Atores, bem como os diretores e outras associações que visam proteger os trabalhadores do ramo, permanece sendo obrigatório o cuidado dos estúdios em promover ambientes adequados e seguros para seus funcionários.
“Nos últimos três anos, os trabalhadores de toda a comunidade de entretenimento se beneficiaram da nossa robusta proteções que excedem as práticas de muitas outras indústrias.
Com o estado de saúde pública de emergência terminando e a expiração do Acordo de Segurança da Covid-19, os empregadores individuais continuam sendo responsáveis por garantir locais de trabalho seguros para seus funcionários, mas devem buscar um acordo separado com os sindicatos conjuntos aplicáveis antes de implementar qualquer protocolo de segurança contra a Covid.”
Como mencionado no pronunciamento acima, isso está acontecendo devido à finalização das declarações de emergência referentes à Covid-19 pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
Com a expiração do Acordo de Segurança, não há mais protocolos unificados, cabendo a cada sindicato fornecer seus próprios protocolos.
Como medidas contra Covid-19 funcionarão agora?
Assim que a pandemia de Covid-19 começou a levar milhares de pessoas à morte nos Estados Unidos, em meados de setembro de 2020, houve a implantação de uma obrigatoriedade em Hollywood: as gravações de filmes e séries poderiam retornar desde que houvesse a aplicação de medidas de prevenção.
O uso obrigatório de máscaras e a realização de testes regulares são alguns exemplos dessas medidas, além da vacinação. Porém essa obrigatoriedade se encerrará no dia 11 de maio.
Embora a declaração esteja chegando ao final, séries de televisão ainda poderão estabelecer ordens de segurança obrigatórias até a temporada final das mesmas.
Outro ponto que deve ser destacado é que, enquanto as declarações do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA ainda estiverem valendo, as equipes técnicas são obrigadas a se vacinar.