Filme novo “A Era do Gelo” não terá o personagem Esquilo Scrat, entenda

Após batalha judicial, a Disney perdeu os direitos de uso sobre o esquilo Scrat e agora ele não pode mais estar no filme

Direitos autorais é uma coisa bem delicada e a moça chamada Ivy Silberstein, após 20 anos de batalha na justiça, conseguiu vencer e adquirir novamente os direitos sobre a arte criada, de sua autoria, do icônico esquilo Scrat, que conhecemos no filme A Era do Gelo.

Leia mais: Encanto: 8 músicas do filme chegam ao Billboard Hot 100 desta semana

Ivy comprovou que o personagem foi criado por ela em 1999, inspirado no cruzamento de um rato com esquilo, infelizmente, por questões burocráticas, teve problemas na hora de registrá-lo formalmente. A desenhista deu uma entrevista ao Queens Ledger dizendo que a Fox ficou interessada em suas ilustrações e, pouco tempo depois, em 2002, o seu personagem apareceu com novos traços no filme A Era do Gelo, sendo uma grande surpresa. De imediato, a designer iniciou um processo contra o estúdio por violação de direitos autorais.

A justiça determinou, em 2003, que Ivy e a Fox fossem donos igualitários dos direitos do personagem. Recentemente, em 2019, a Disney comprou o estúdio e houve a necessidade de refazer o acordo, da qual a desenhista não aceitou os termos e deu continuidade na reivindicação da marca registrada de sua criação. “Recebi minha marca registrada em 7 de julho de 2020. Comecei em 19 de maio de 1999, entã,o levei 21 anos para consegui-la”, disse ao Queens Ledger.

Bom, o que nós fãs não sabíamos era que ‘A Era do Gelo – As Aventuras de Buck’, filme lançado no dia 28 de janeiro na Disney +, não teria a ilustre presença do esquilo Scrat por conta de toda essa situação da batalha judicial. Essa situação foi exposta no dia do lançamento do filme pela própria Ivy através do Twitter. Veja:

“Sem Scrat em ‘A Era do Gelo’. Obrigada, Disney, por respeitar minhas marcas registradas e o personagem Sqrat, que criei em 19 de maio de 1999. Há 20 anos, em 12 de março de 2002, o primeiro ‘A Era do Gelo’ foi lançado, foi uma luta de 20 anos. Eu ganhei”, escreveu em seu perfil na rede social.

Os fãs ficaram bem chateados com a decisão da cartunista de não querer fazer acordo com a Disney e manter o querido esquilo nos filmes, mas não podemos perder as esperanças, quem sabe nos próximos ele volta, não é mesmo?

você pode gostar também