FEITO HISTÓRICO: NASA recebe vídeo enviado por laser a 31 milhões de quilômetros
A NASA conseguiu captar um vídeo a uma distância de 31 milhões de quilômetros da Terra ao utilizar tecnologia de laser, isso marca um avanço significativo na comunicação interplanetária.
A capacidade da humanidade de explorar o universo além dos limites da Terra é um feito notável que continua a desafiar as fronteiras do conhecimento e da tecnologia.
Recentemente, a NASA alcançou um marco extraordinário ao capturar um vídeo transmitido por laser a uma distância espantosa de 31 milhões de quilômetros do nosso planeta.
Essa conquista tecnológica não apenas representa um avanço impressionante na comunicação interplanetária, mas também abre portas para novas possibilidades na exploração espacial.
NASA exibe vídeo captado há 31 milhões de quilômetros da Terra
O gato Taters aparece no primeiro vídeo da Nasa transmitido do espaço profundo – Imagem: YouTube/NASA/Reprodução
A NASA alcançou um marco histórico ao enviar um vídeo de um gato chamado Taters, a 31 milhões de quilômetros de distância, usando comunicações a laser.
Tal experimento de comunicações ópticas de espaço profundo conseguiu exibir um vídeo em ultra-HD em 11 de dezembro, a uma distância cerca de 80 vezes maior que a Terra para a Lua. O feito tecnológico visa possibilitar futuras missões humanas para além da órbita terrestre.
“Essa conquista ressalta nosso compromisso com o avanço das comunicações ópticas como um elemento-chave para atender às nossas futuras necessidades de transmissão de dados”, disse Pamela Melroy, vice-administradora da NASA.
“Aumentar a nossa largura de banda é essencial para alcançar os nossos objetivos futuros de exploração e ciência, e esperamos o avanço contínuo desta tecnologia e a transformação da forma como comunicamos durante futuras missões interplanetárias”, explicou ainda.
“Capaz de enviar e receber sinais no infravermelho próximo, o instrumento mandou um laser codificado no infravermelho próximo para o Telescópio Hale no Observatório Palomar da Caltech, no condado de San Diego, Califórnia, onde foi baixado.Cada quadro do vídeo em loop foi então enviado ‘ao vivo’ para o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, no sul da Califórnia, onde o vídeo foi reproduzido em tempo real”, acrescentou a NASA.
A demonstração usou um dispositivo de ponta chamado transceptor laser de voo para enviar um vídeo de 15 segundos.
O sinal de vídeo foi transmitido à Terra a uma taxa de bits máxima de 267 megabits por segundo, assim levou 101 segundos para chegar. Durante a jornada da Psyche (uma sonda interplanetária), entre Marte e Júpiter, essa tecnologia enviará sinais de alta taxa de dados à Terra.
O vídeo em ultradefinição, mostrando Taters, um gato malhado laranja, foi carregado antes do lançamento e exibe o animal perseguindo um apontador laser com gráficos adicionados.