Fechar aplicativos economiza bateria? Veja se é mito ou verdade

Muitas pessoas pensam que fechar aplicativos em vez de deixá-los funcionando em segundo plano economiza bateria...

Tanto nos celulares Android quanto nos iPhones (iOS), os usuários têm o poder de encerrar aplicativos que não estão mais em uso.

Muitas pessoas acredita que fazer isso ajuda a preservar a carga da bateria, evitando que os aplicativos consumam energia em segundo plano. Mas será que isso é verdade?

Manter os aplicativos rodando em segundo plano possibilita que sejam acessados rapidamente quando abertos. Abrir e fechar repetidamente um aplicativo pode prejudicar o desempenho do sistema.

É válido ressaltar que fechar o aplicativo encerra todas as suas operações em primeiro plano, o que pode ser útil em casos de instabilidade ou quando o aplicativo está consumindo muita memória.

É importante ter em mente que o processador do dispositivo consome mais energia ao realizar operações repetidas, como abrir e fechar aplicativos, o que pode levar a um maior consumo de bateria.

Nos sistemas Android e iOS, fechar aplicativos em segundo plano pode ter um impacto adverso na duração da bateria e no desempenho geral do celular.

Por isso, é mais aconselhável manter os aplicativos abertos durante o uso do celular.

Aplicativos em segundo plano atrapalham ou não a bateria? – Foto: Canva

O que dizem os fabricantes

Embora muitas pessoas acreditem que manter os aplicativos abertos possa conservar a vida útil da bateria, essa prática pode ser prejudicial nos dispositivos Android.

Isso ocorre porque o sistema operacional do Google é projetado para gerenciar vários aplicativos em segundo plano.

Hiroshi Lockheimer, vice-presidente sênior de plataformas e ecossistemas da marca, afirmou ao site How To Geek que não é necessário fechar manualmente os aplicativos.

Isso se deve ao fato de que, conforme o sistema necessita de mais recursos, ele encerra automaticamente os aplicativos, dispensando a intervenção do usuário.

No iPhone (iOS), o impacto é bastante semelhante. Fechar um aplicativo na tentativa de economizar bateria pode, na verdade, resultar em um desempenho mais lento e em um consumo de bateria mais elevado em comparação com a manutenção dos aplicativos em execução em segundo plano.

A Apple reforça que essa prática pode ser prejudicial. Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da empresa, afirmou em entrevista ao site The Verge que fechar aplicativos não contribui para a prolongação da vida útil da bateria.

Segundo a Apple, quando um aplicativo está em segundo plano no iOS, o dispositivo suspende o uso de alguns recursos do sistema e entra em modo de espera. Isso garante que o aplicativo em uso não seja afetado, já que os outros permanecem inativos.

Assim como o Android, o sistema operacional do iPhone foi projetado para ser multitarefa e, portanto, gerencia eficientemente os aplicativos em segundo plano.

Fechar um aplicativo só é necessário se ele estiver travado ou apresentando problemas de funcionamento. Nessas situações, é recomendável encerrar o aplicativo ou reiniciar o dispositivo.

você pode gostar também