'Fazer nada' ajuda a melhorar a produtividade? Neurociência explica
Tente não se culpar pelo ócio, ele pode ser mais produtivo do que se imagina. Estudos indicam influência direta na criatividade.
A tentação de não fazer nada e apenas descansar, em uma realidade cada vez mais exigente com muitos afazeres, é uma questão que passa pela cabeça de várias pessoas.
Acontece, no entanto, que a ideia de produtividade de estar sempre ativo tende a anular ou gerar um sentimento de culpa diante disso
Na prática, segundo a ciência, a situação pode ser um pouco diferente. Isso porque o fato de esvaziar a mente e ficar em devaneio pode ser uma ótima forma de gerar ideias criativas.
É como se você estivesse abrindo espaço para o novo. As folgas mentais têm essa vantagem.
“Fazer nada” pode ser uma ótima saída para se chegar a novas ideias e aprender novos conceitos.
Portanto, dar tempo ao tempo, ou se livrar, de vez em quando, das múltiplas telas e se desconectar pode ser menos alienante do que se imagina.
Importância do devaneio
Descansar pode ser uma ótima alternativa antes de resolver qualquer problema – Foto: Reprodução
Relaxar a consciência e ajudar a mente a processar pensamentos complexos é, basicamente, entrar em estado de devaneio. É como se você estivesse em um modo avião.
Chegar a esse ponto, no entanto, não é tarefa simples. Muitos têm facilidade, mas outros não conseguem atingir a tranquilidade necessária.
É possível atingir o devaneio, por exemplo, enquanto se lava a louça ou o carro, ou pendura a roupa no varal. O importante é saber aproveitar tais momentos de tranquilidade.
É como se você tivesse tempo para pensar, durante a realização de outras atividades. É nessa hora que surgem ideias e conclusões excelentes, e a ciência já comprovou isso.
Reflexo na memória
O estresse exagerado é capaz de prejudicar a memória a longo prazo. Estudos já demonstraram que o melhor remédio para reverter essa situação é se dar folgas e momentos de descanso.
Pesquisa publicada na revista Nature mostrou como funciona a atividade neuronal de camundongos e a ativação do hipocampo, área relacionada à memória e ao aprendizado.
As descobertas evidenciaram a importância do descanso. Isso é crucial para que o cérebro assimile conhecimentos e novos dados.
Tal conclusão, inclusive, brinca com o contraditório. Afinal, seria a confirmação de que o descanso tem papel importante no aumento da eficiência e da produtividade.
Maior autonomia na resolução de problemas
Outro fator ligado ao ócio temporário é o desenvolvimento da consciência de tal forma que ela reflete, diretamente, na resolução de problemas.
Estudos mostram que o aprimoramento da criatividade tem o poder de melhorar o raciocínio e o foco no encontro de soluções.
Pesquisadores descobriram que pessoas que se dão um tempo para entrar em devaneio, antes de resolver qualquer problema, têm maiores habilidades e fazem isso de um jeito mais criativo.
Ou seja, muitas vezes, respirar fundo e se dar um tempo de descanso pode ser o grande segredo de tudo.