Facilitou: WhatsApp lança novo método de transferência de histórico entre aparelhos
Para facilitar a troca de dispositivos e manter os dados de conversas e arquivos, a plataforma lançou um jeito mais seguro de transferir os dados. Saiba como usá-lo.
A ferramenta que hoje proporciona uma revolução na comunicação mundial é, sem dúvidas, o WhatsApp. A rede social da Meta é uma das maiores plataformas de troca de mensagens do mundo e promove acessibilidade pela forma gratuita de troca de informação, além de uma interface intuitiva, a qual contribui para sua atual popularidade.
E, devido à competitividade do mercado, o aplicativo lança frequentemente novas atualizações que permitem uma melhora na experiência dos usuários. Por isso, os desenvolvedores do aplicativo pensam em cada detalhe dele, atentando-se aos incômodos dos consumidores.
Dentre as maiores reclamações, está o ato de troca de aparelho, processo no qual a maioria dos usuários acaba perdendo muitas de suas conversas e demais dados.
Em razão disso, o WhatsApp implementou recentemente uma nova maneira de transferir o histórico entre aparelhos, facilitando todo o processo e garantindo a segurança dos dados.
Novo método de transferência de histórico no WhatsApp
Foto: Digital Trens/Reprodução
Na última sexta-feira, 30 de junho, o fundador e dono da Meta e suas associadas, Mark Zuckerberg, anunciou uma nova função do WhatsApp que permite o compartilhamento de histórico de mensagens, incluindo mídias e áudios, entre aparelhos do mesmo dono.
Anteriormente, era necessário o uso de backups para nuvem, que depois deveriam ser baixados para que todos os arquivos aparecessem no novo dispositivo.
Agora, apenas com a mesma rede Wi-Fi e um simples escaneamento de QR Code as mensagens são automaticamente transferidas.
Porém, o recurso só pode ser usado entre aparelhos com mesmo sistema operacional, isto é, de iOS para iOS e de Android para Android.
Ainda assim, toda a segurança e privacidade são consideradas, com uma criptografia de ponta a ponta.
Como transferir as conversas localmente?
Foto: WhatsApp/Divulgação
O processo inteiro é feito localmente, ou seja, sem a necessidade de upload para a nuvem, simplificando ainda mais esse processo. Contudo, caso esteja considerando mudar de aparelho, é importante que o backup seja feito apenas como forma de segurança secundária, caso algum erro ou perda de conexão ocorra durante o processo.
Para isso, basta selecionar a opção de backup de conversas nas configurações do aplicativo, que enviará uma cópia de todos os arquivos e dados para o Google Drive ou para o sistema equivalente da Apple.
Passo a passo para compartilhamento de histórico:
1°- Esteja com o backup feito para assegurar o processo;
2°- Abra o WhatsApp em seu aparelho Android ou iOS;
3°- Entre nas configurações clicando nos três pontinhos no canto superior direito;
4°- Vá à opção “Conversas”;
5°- Agora, encontre a opção de “Transferir conversas” e clique em “Iniciar”;
6°- No aparelho novo, abra o WhatsApp com os mesmos dados da conta anterior;
7°- Note que neste aparelho aparecerá um QR Code que deve ser escaneado pelo celular antigo.
Feito isso, suas mensagens e mídias não demorarão a aparecer no novo dispositivo; espere apenas a conclusão do processo e aproveite o aplicativo.