Teve seus dados vazados? Facebook vai indenizar as vítimas
Usuários que foram prejudicados pelo compartilhamento indevido das informações serão ressarcidos pela empresa.
Todas as pessoas que atualmente usam as redes sociais têm uma preocupação em comum: o vazamento dos seus dados. Com o aumento de fraudes e golpes online, ter tais informações vazadas pode representar um risco para você e as pessoas do seu círculo de relações. Contudo, uma notícia recente assegura que o Facebook vai indenizar os usuários que tiveram seus dados vazados.
Indenização aos vazamento de dados pelo Facebook
O Facebook é uma das maiores redes sociais e, através das contas dos usuários, é possível ter acesso a informações básicas, desde o nome completo ao número de celular ou e-mail. Além disso, é possível acompanhar todos os interesses e contatos de uma pessoa apenas com o acesso a sua conta.
Por esse motivo, existem diversos fatores que tentam impedir o vazamento dessas informações, o que nem sempre é possível. Um caso recente de vazamento de dados dos usuários do Facebook foi à justiça. Isso porque os dados foram compartilhados de forma indevida com a Cambridge Analytica.
As autoridades determinaram então o pagamento de R$ 3,5 bilhões às pessoas que tiveram as suas informações vazadas. O número de usuários afetados pode chegar a 87 milhões.
Para realizar o repasse, a empresa fará uma checagem das contas afetadas com o vazamento. Um detalhe importante sobre o pagamento pelo Facebook a usuários com dados vazados é que só receberão o valor as pessoas que logaram a conta nos Estados Unidos. O período específico de acesso às contas é entre maio de 2007 e dezembro de 2022.
Além disso, os usuários que identificaram algum prejuízo com essa situação devem preencher um documento para oficializar a reclamação. Para isso, todos têm apenas até o dia 25 de agosto de 2023.
Vale destacar que as pessoas que solicitarem o valor terão que pagar algumas taxas referente ao processo, o que pode afetar no total recebido.
Há também a possibilidade de negar o valor da indenização oferecida e entrar com um novo pedido na justiça.