Biden é duramente criticado após aprovar extração de petróleo no Alasca
Ambientalistas protestam contra o uso contínuo de combustíveis fosseis.
Questões ambientais estão em destaque nos últimos anos, e uma decisão recente de Joe Biden gerou grandes críticas. O presidente dos EUA aprovou a extração de petróleo do Alasca. Após a confirmação, um grupo de ambientalistas iniciou protestos contra a decisão.
Extração de petróleo no Alasca gera críticas a Biden
A responsável pelo projeto intitulado “Willow” é a multinacional ConocoPhillips, que pretende extrair cerca de 180 mil barris de petróleo por dia na região norte no estado do Alasca. Como Biden aprovou a extração, surgiu a discussão sobre a redução das fontes de energia geradas pelos combustíveis fosseis e a economia.
Para conter o aquecimento global essa fonte de combustível deveria ser decrescente, porém, a economia do país ainda é muito dependente dela.
Isso faz com que as opiniões de democratas e republicanos coincidam, pois, para eles, essa extração pode gerar grandes resultados para a economia no Alasca.
Porém, a produção de combustível já refletiu cerca de 263 milhões de toneladas em gases estufa ao logo de 30 anos. As consequências são evidentes nos últimos acontecimentos que o estado vem enfrentando: muitos incêndios florestais, desgelo e erosão costeira.
Tudo isso pode ser intensificado com as próximas atividades. Porém, alguns argumentos apoiaram a decisão de Joe Biden, dentre eles o fato comprovado pelo departamento do interior que as emissões de “Willow” representarão o equivalente a cerca de 1,7 milhões de automóveis, ou seja, 0,1% das emissões totais dos Estados Unidos, valor considerado baixo.
Rob Jackson, cientista climático da Universidade de Stanford, comentou sobre o assunto:
“Em algum momento, precisamos deixar o petróleo, o carvão e o gás onde estão e para mim este momento é agora.”
“É a mesma coisa que pensar que cada carro que colocamos nas ruas ou cada usina de carvão que construímos não importam, porque há milhões de carros e milhares de usinas ao redor do mundo.”
Os poços de petróleo podem se aproximar da Reserva Nacional de Petróleo. Com a aprovação, Biden confirma a possibilidade de expansão das atividades voltadas à extração de petróleo nas áreas federais.
Por conta da repercussão, os administradores resolveram reduzir de cinco para três os campos de extração. Estudiosos afirmam que, embora necessária, a transição dos combustíveis fosseis para energia limpa ainda levará um tempo significativo.