Ex-funcionário da Nintendo explica sua saída após 11 anos no 'emprego dos sonhos'
Ex-designer da Nintendo, Stephen Mortimer, deixa empresa após 11 anos por um motivo surpreendente. Saiba qual.
Stephen Mortimer, um ex-funcionário da Nintendo que passou 11 anos na gigante dos jogos, compartilhou detalhes fascinantes sobre sua jornada na empresa e por que escolheu deixar seu emprego dos sonhos.
O renomado game designer, que liderou a equipe de design dos principais escritórios da Nintendo na América do Norte, abordou as complexidades da cultura corporativa da empresa, destacando sua dualidade em inovação e repetição.
Imagem: Nintendo HQ/ Reprodução
Mortimer começou elogiando a Nintendo, descrevendo-a como o “emprego dos seus sonhos“. Ele expressou sua gratidão pela experiência enriquecedora e a maneira única como a Nintendo aborda a criação de jogos, que ressoou profundamente com sua visão de design.
No entanto, o designer explicou a razão por trás de sua saída. Ele revelou que, ao longo de sua carreira na Nintendo, enfrentou dificuldades devido à tendência da empresa em recorrer a remakes e remasterizações, em vez de adotar novos conceitos.
A Nintendo, pelo menos em parte, parece alérgica a novos conceitos. Todos os projetos que apresentei lá foram rejeitados e eles diziam: ‘Por que não fazemos outro Mario vs DK?’. Como uma pessoa criativa, era difícil para mim fazer a mesma coisa por muito tempo e eu precisava provar a mim mesmo que poderia fazer mais do que apenas puzzles”, compartilhou Mortimer.
Ele também mencionou sua frustração com a aparente preferência da Nintendo por portar jogos existentes em vez de investir em inovação. Isso levou Mortimer a deixar a empresa, pois sentia que sua paixão pela criação de jogos estava sendo restringida.
Apesar de suas críticas, Mortimer enfatizou seu respeito e gratidão pela Nintendo, reconhecendo a importância de seus jogos no cenário dos videogames. Ele observou que, embora os ports tenham seu valor, especialmente para artistas e engenheiros, eles podem ser desafiadores para os designers que anseiam por inovação.
Hoje, Stephen Mortimer trabalha na Riot Games, onde é conhecido como Riot Mort. Sua carreira na desenvolvedora começou com o icônico “League of Legends” e seus modos de jogo, e agora ele está envolvido com “Teamfight Tactics”. Sua saída da Nintendo pode ser vista como uma busca por um ambiente mais propício à sua visão criativa.
Em resumo, a história de Mortimer na Nintendo lança luz sobre os desafios enfrentados pelos designers em uma empresa conhecida por sua dualidade entre inovação e familiaridade, e como a busca pela criatividade pode levar talentos a procurar novas oportunidades para florescer em seu campo de atuação.