Esta fala polêmica é atribuída a um dos maiores diretores de Hollywood
Alfred Hitchcock, o mestre do suspense, tinha uma abordagem incomum no trato com os atores.
Artistas engenhosos frequentemente adotam métodos pouco convencionais ou abordagens incomuns em seus projetos, e o mestre Alfred Hitchcock não foi exceção.
Em muitas avaliações críticas, ‘Um Corpo que Cai’ (1958) é citado como um dos melhores filmes de todos os tempos.
No entanto, Hitchcock não se limitou a esse sucesso, criando outras obras-primas notáveis, desde ‘A Sombra de uma Dúvida’ (1943) e ‘Psicose‘ (1960).
Esses filmes sustentam sua reputação como um dos maiores diretores da história do cinema, mesmo décadas após sua morte em 1980.
Assim como Stanley Kubrick, um perfeccionista notório, Hitchcock empregou métodos que geraram muita discussão.
Os atores: não gados, mas tratados como tal
“Os atores são gados” é uma das declarações mais famosas atribuídas ao mestre do suspense britânico, apresentada como fato em junho de 1972 no ‘The Dick Cavett Show’, embora Hitchcock nunca tenha proferido tais palavras.
Pouco tempo depois, ele emitiu uma declaração pública para esclarecer o mal-entendido:
“Eu nunca diria algo tão insensível e rude sobre atores. O que eu provavelmente disse foi que todos os atores deveriam ser tratados como gado. De uma forma agradável, é claro”, afirmou Hitchcock.
Diretor Alfred Hitchcock, considerado mestre do suspense – Imagem: Wiki Commons/Reprodução
Tais palavras lançam luz sobre a abordagem do diretor em relação à produção cinematográfica. Para Hitchcock, os atores eram uma parte fundamental do processo, mas a ênfase recaía nos preparativos, roteiro, cenários e tecnologia.
Quando chegava a hora de filmar, ele buscava minimizar a necessidade de intervenção constante nos atores, buscando a execução eficiente de sua visão.
Hitchcock e sua ideia de atuação
“A minha ideia de um bom ator ou atriz é alguém que não seja realmente bom em nada”, afirmou Hitchcock em 1967.
Para ele, as emoções e o controle da voz eram secundários; o mais crucial era a autoridade do ator, resultando no timing perfeito diante da câmera.
O diretor deixou claro que, para ele, o método de atuação era incompatível com sua meticulosa preparação e planejamento.
“Isso não é atuar, é escrever”, expressou Hitchcock a Bryan Forbes em determinada ocasião.
Apesar da reputação que o precedia, muitos parceiros de filmagem de Hitchcock elogiaram sua direção.
O cineasta foi capaz de elevar estrelas como Grace Kelly, James Stewart e Cary Grant para algumas de suas melhores performances, evidenciando a eficácia de sua abordagem única na sétima arte.