Especialistas desenvolvem carro produzido com teia de aranha; veja
Biólogo perito em aranhas e um renomado designer automobilístico se unem para criar um novo carro. Qual é o resultado disso?
Em um avanço tecnológico surpreendente, um novo modelo de carro, com a carroceria reforçada por teias de aranha, encontra-se atualmente em fase de produção.
As fibras extremamente resistentes dessas teias, conhecidas por sua durabilidade excepcional, são empregadas de maneira inovadora para fortalecer a estrutura do veículo revolucionário.
Segundo o site New Atlas, o revestimento utilizado será sintético, embora suas propriedades sejam inspiradas nas características das fibras naturais da teia de aranha.
O modelo de destaque, que receberá esse tratamento vanguardista, é o Velozzi Hypercar.
Como o Velozzi Hypercar foi pensado?
O modelo é resultado da colaboração entre dois renomados especialistas. Um deles é Roberto Velozzi, designer e inventor com experiência em equipes de automobilismo e no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.
O segundo idealizador é o Dr. Randy Lewis, professor de biologia na Universidade Estadual de Utah, especializado no estudo das proteínas da seda das aranhas.
O processo inovador teve início com a identificação dessas proteínas presentes nos cinco tipos de teia de aranha.
A equipe do Dr. Lewis conseguiu sintetizar genes capazes de produzir tais componentes em plantas de alfafa geneticamente modificadas.
A Spidey Tek, uma empresa de biotecnologia liderada por Velozzi, realizou a extração ecologicamente correta das proteínas das plantas.
Após um rigoroso processo de purificação, tais proteínas foram transformadas em fibras, prontas para serem incorporadas em diversos produtos, proporcionando uma melhoria significativa na resistência e força, sem adição significativa de peso.
Confira o resultado do carro:
Velozzy Gypercar vermelho produzido com teias de aranha – Imagem: Reprodução/Velozzi
Além do revolucionário Velozzi Hypercar, a empresa expande seu alcance para outros produtos baseados nas proteínas da teia de aranha, como colas e dispositivos médicos.
No caso do Hypercar, as fibras sintéticas serão mescladas à fibra de carbono utilizada na carroceria do veículo, resultando em uma combinação única de materiais de alta resistência.
Roberto Velozzi revela que apenas 100 unidades do Velozzi Hypercar serão fabricadas, com as primeiras entregas programadas para ocorrerem dentro de 4 ou 5 anos.
O preço estimado do automóvel é de cerca de 3 milhões de dólares, o que seria equivalente a, aproximadamente, 16 milhões de reais, de acordo com a cotação atual.