Especialistas alertam: carregamento rápido pode danificar o celular!

Segundo especialistas, o carregamento rápido pode danificar o celular, por isso, fique atento às recomendações do fabricante e evite o uso de carregadores não originais.

Celular carregando

Com o avanço da tecnologia, o uso de celulares se tornou imprescindível no dia a dia das pessoas, e hoje é como se eles fizessem parte do nosso corpo. Tudo que precisamos está sempre na palma das mãos, entretanto, podem surgir problemas quando os aparelhos descarregam.

Cada vez mais as empresas vêm trabalhando para oferecer um carregamento rápido aos seus usuários, contudo, essa velocidade pode ser boa e ruim ao mesmo tempo.

Carregamento rápido: bom ou ruim para a bateria?

A tecnologia turbo usada nos carregamentos rápidos potencializa o carregamento do aparelho, diferente dos carregadores comuns. Ou seja: no lugar de levar horas para completar o processo, os aparelhos chegam a 100% de bateria em poucos minutos.

Entretanto, é necessário estar atento a alguns detalhes fundamentais sobre essa turbo tecnologia.

Aquecimento

O recurso tem sido muito comentado nos últimos tempos. Normalmente, enquanto está carregando, o celular gera calor, mas o carregamento rápido gera ainda mais calor e esquenta muito mais o aparelho. Isso pode casar danos ao dispositivo, como na bateria ou em outras partes internas.

Apesar disso, a grande maioria dos celulares atuais possuem um sistema de sensor de temperatura que tem como sua principal função regular o calor para evitar que o aparelho fique muito quente.

Ciclo de carga

Outra questão a ser analisada é que o carregamento turbo pode acabar diminuindo a vida útil da bateria, pois esses dispositivos são compostos por íons de lítio e possuem um número limitado de ciclos de carga (carregamentos até 100%).

Quanto mais vezes se completa o ciclo de carregamento, mais ocorrem problemas relacionados à bateria do celular. Para evitá-los, as empresas utilizam recursos de carregamento adaptável, impedindo a sobrecarga da bateria e estendendo a vida útil do aparelho.

Então, é um problema?

Não, principalmente quando se usa um carregador original e de procedência conhecida. Cada dia mais as empresas vêm alcançando sucesso para que esse problema não gere grandes impactos.

A tecnologia é indispensável para a maioria das pessoas e, apesar das preocupações sobre o aquecimento e a sobrecarga dos aparelhos, muita gente necessita desse carregamento rápido no dia a dia.

você pode gostar também