Escândalo no 'NBA 2K': Take-Two é acusada de 'roubar' jogadores com microtransações
Processo movido nos Estados Unidos questiona prática financeira da companhia contra gamers e a acusa de 'injusta, ilegal e gananciosa'.
A companhia responsável pela franquia de games ‘NBA 2K’, que envolve jogos de basquete, está envolvida em um escândalo. A Take-Two Interactive está sendo acusada, nos Estados Unidos, de cometer práticas abusivas e irregulares com microtransações esportivas.
O caso já resultou em um processo contra a empresa. A principal alegação é que ela estaria “roubando” o dinheiro dos jogadores, impossibilitando que transfiram virtualmente as quantias adquiridas em um jogo da franquia para um título mais recente.
Em outras palavras, as moedas digitais que ainda estão em vigor em uma edição do ‘NBA 2K’ ficam proibidas de serem movimentadas para além do game em si. Ou seja, elas não valem, por exemplo, para o novo ‘NBA 2K24’.
Segundo os jogadores, isso estaria acontecendo tanto com o dinheiro conquistado dentro do jogo quanto com o saldo comprado com dinheiro real e ainda restante na conta. A revolta, claro, é justificável.
Outras acusações
O ‘NBA 2K24’ foi lançado em setembro deste ano. – Foto: Reprodução
De acordo com o texto da acusação, a Take-Two estaria usando práticas “injustas, ilegais e gananciosas” para fazer com que os jogadores gastem mais dinheiro nos jogos.
Além disso, outra alegação é que a companhia adota a tática de fechar os servidores das versões antigas do jogo, forçando os usuários a migrar para a versão mais recente.
O servidor do ‘NBA 2K21’ parou de funcionar no final de 2022, enquanto o ‘NBA 2K22’ será descontinuado no dia 31 de dezembro deste ano.
Isso finaliza não só as partidas, mas também impede os jogadores de acessar os fundos adquiridos, que ficam, portanto, retidos com a empresa.
Take-Two preferiu o silêncio
Até o momento, a Take-Two não se pronunciou sobre o caso. O processo tramita no tribunal da Califórnia, nos Estados Unidos. Foi movido por um jogador menor de 18 anos, representado por sua mãe.
O novo jogo da franquia, ‘NBA 2K24’, foi lançado em setembro deste ano e já recebeu 90% de análises negativas no Steam. O motivo dessa reação em massa dos usuários é, precisamente, a questão envolvendo as microtransações.
Para os executivos da empresa, não existem problemas na cobrança de US$ 70 por lançamentos da atual versão do jogo, tampouco nos US$ 50 pelo port de Red Dead Redemption. Para eles, é um “ótimo valor”.