Erro na IA: ferramenta do Messenger têm gerado figurinhas inapropriadas
Uma ferramenta de criação de figurinhas com inteligência artificial disponível no aplicativo Messenger tem gerado confusão devido a suas figurinhas duvidosas e inapropriadas.
A Inteligência Artificial (IA) tem ganhado fama e novas aplicações a cada dia. Com base nisso, muitas empresas têm incluído esse recurso para facilitar a experiência dos usuários, como no caso da empresa Meta. No entanto, a criação de figurinhas com IA surpreendeu os usuários do Messenger por não possuir alguns filtros; confira a seguir.
Figurinhas bizarras estão sendo feitas pela IA
Imagem: Pioldes/X/Reprodução
Recentemente, a empresa Meta, responsável por diversas redes sociais como o WhatsApp, Facebook, Messenger e Instagram, lançou a sua ferramenta de criação de figurinhas (ou “stickers”) que usa a IA para produzir as imagens em poucos segundos.
Para isso, basta digitar uma breve característica da figurinha desejada na barra de pesquisa que o software, que utiliza o modelo LLaMA 2 de inteligência artificial, vai gerar alguns stickers para você escolher e usar em sua conversa.
No entanto, um usuário no X (Twitter) publicou imagens que demonstram que essa ferramenta ainda é falha e tem gerado figurinhas bizarras, como um Mickey Mouse utilizando banheiro, um Papa Francisco em situação constrangedora e até mesmo crianças e personagens animados com rifles.
O que diz a empresa?
Imagem: Pioldes/X/Reprodução
Até então, a Meta não se pronunciou sobre essa questão. No entanto, a própria ferramenta informa que muitas vezes as imagens criadas podem não seguir a política da empresa, baseando-se na liberdade criativa dos usuários.
A ferramenta já possui palavras bloqueadas e a empresa deve incluir novos termos ou estratégias para evitar o surgimento dessas figurinhas. Porém, palavras com duplo sentido ou escritas de maneira errada propositalmente podem gerar essas figurinhas.
Presente no Messenger, a empresa pretende expandir essa ferramenta para os seus outros aplicativos, principalmente o WhatsApp e o Instagram, onde o chat por mensagens é bastante utilizado.
Ainda em fase de testes e disponível apenas para uma pequena parcela de usuários, é possível que essa ferramenta ainda passe por algumas mudanças importantes.