Nem a Xuxa escapou: ‘Os Simpsons’ gera polêmica até entre brasileiros
Até mesmo o presidente Fernando Henrique Cardoso demonstrou insatisfação com o episódio.
No ano de 2002, “Os Simpsons” disponibilizaram um episódio chamado “A Culpa é de Lisa”, no qual a família inteira decide viajar para a cidade do Rio de Janeiro. No entanto, o que poderia ser apenas uma produção normal acabou gerando algumas reclamações, até mesmo por parte do presidente da época, Fernando Henrique Cardoso.
De acordo com o presidente, o episódio que a Fox exibiu mostrou um cenário totalmente fora dos parâmetros. Para que você compreenda o motivo que levou muitos a ficarem irritados e a criticarem o episódio, precisaremos relembrar o que aconteceu.
O episódio polêmico
De acordo com o episódio “A Culpa é de Lisa”, a família Simpson decide ir à cidade do Rio de Janeiro. O motivo que levou à vinda ao Brasil foi o desaparecimento de um jovem órfão chamado Ronaldo, que Lisa Simpson mantinha por meio de pagamentos que enviava a ele.
Ao chegarem ao Brasil, a história começa a tomar um rumo bem diferente do previsto. Isso porque Homer sofre um sequestro por um bandido que fingia ser motorista de táxi. Além disso, Bart é engolido por uma enorme jiboia enquanto passeava no Pão de Açúcar.
Contudo, o episódio não para por aí e apresenta na história que, na verdade, o dinheiro pago por Lisa todo esse tempo estava sendo usado não para manter o órfão, mas, sim, para comprar sapatos novos para crianças conseguirem dançar no Carnaval.
Sem mencionar que o dinheiro também serviu para a construção de uma porta, a qual impediria que os macacos pudessem chegar ao orfanato.
Nem a Xuxa escapou
Naquela época, a Xuxa tinha um programa de televisão, mas, devido a suas vestimentas consideradas sensuais, a produção passou a receber críticas, porque era um programa infantil, mas o modo como ela e as bailarinas se vestiam passava outra imagem.
Diante disso, é claro que a série “Os Simpsons” não perderia a oportunidade de comentar sobre o ocorrido. Então, a forma que encontraram foi exibir uma mulher loira com roupas sensuais enquanto Bart assistia à televisão no hotel.
Por último, o episódio ainda mostrou que a família Simpson decide visitar uma escola de samba, mas, ao chegar ao local, depara-se com uma aula na qual o professor começa a ensinar como dançar a chamada “penetrada”. A dança era capaz de conseguir transformar “sexo em coisa de igreja”.
O que aconteceu depois?
Assim que os brasileiros, inclusive o presidente, começaram a compartilhar a insatisfação com o ocorrido, houve até um pedido de desculpas. Porém, nada mais do que isso.