Epic Games vs Apple: Justiça dos EUA nega embate judicial entre as empresas

Disputa que se iniciou em 2020 entre a Apple e Epic Games foi oficialmente impedida pela justiça dos Estados Unidos, mas CEO da Epic Games não se deu por vencido.

O combate entre a gigante dos games, Epic Games, e a Apple, finalmente parece ter encontrado sua conclusão nos tribunais dos Estados Unidos.

A justiça norte-americana surpreendeu ao recusar ouvir novos apelos de ambas. Entenda melhor a seguir!

Batalha entre Epic games e Apple é encerrada

A jornada da Epic Games para provar que a App Store opera sob regulamentações antitruste chegou ao fim nos EUA, enquanto a Apple é agora obrigada a ajustar suas políticas no iOS para garantir um ambiente mais aberto aos desenvolvedores.

Disputa entre as empresas se iniciou em 2020 – Imagem: Epic Games Store/Reprodução

A virada permite aos desenvolvedores adicionarem mecanismos capazes de direcionar o consumidor a produtos que podem ser comprados por fora dos serviços oferecidos pela App Store.

Tal liberdade, conquistada após ações similares resultarem na proibição do ‘Battle Royale’ da Epic Games na loja, é uma vitória considerável para a desenvolvedora.

Entretanto, a Apple, mesmo cumprindo as determinações judiciais, continua a exigir uma parcela de 27% das transações realizadas por links externos, alegando que isso se aplica a transações iniciadas há pelo menos sete dias para bens e serviços utilizados em um aplicativo.

Essa insistência da Apple não agradou à Tim Sweeney, CEO da Epic Games, que acusou a empresa de criar uma taxa anticompetitiva que prejudica a flexibilidade dos desenvolvedores, contrariando as concessões feitas pelos tribunais.

Sweeney destacou no X (Twitter) as dificuldades impostas pela Apple ao forçar desenvolvedores a abrirem uma sessão de navegação genérica, tornando o processo de compra mais complicado.

Apesar de uma batalha judicial aparentemente encerrada nos EUA, a Epic Games, liderada por Sweeney, revela planos de começar um novo processo.

A trama com a Epic Games e a Apple teve início em 2020, quando a Epic acusou a Apple de atuar como um monopólio ilegal, restringindo a obtenção de aplicativos e compras de conteúdo digital exclusivamente pela App Store, com uma taxa de até 30%.

Apesar do desfecho nos tribunais americanos, a Epic Games não desiste da luta global. Recentemente, a empresa conquistou uma vitória surpreendente contra o Google nos EUA.

Um júri considerou que a gigante da internet abusava de seu poder no mercado de aplicativos móveis via Android.

você pode gostar também