Entenda por que “Resident Evil” se chama “Biohazard” no Japão

Chegou a adaptação de um dos jogos mais conhecidos dentro do universo gamer

Recentemente, chegou ao serviço de streaming da Netflix, a obra “Resident Evil: A série”. A produção foi disponibilizada no dia 14 de julho, no entanto, de acordo com as informações disponibilizadas, no Japão, a produção recebeu outro nome, “Biohazard”.

Leia mais: Fãs de Resident Evil compartilharam críticas negativas sobre adaptação

A mudança de título não é de hoje. Ela aconteceu no momento em que o primeiro jogo foi lançado em 1996. Diante disso, dentro desse período, de mais de 25 anos de jornada, a obra acabou adquirindo uma grande bagagem com histórias e curiosidades, a começar pelo seu próprio nome no Japão, onde é conhecida popularmente como “Biohazard”.

Mas, a pergunta que não quer calar é: por que houve mudança no nome? Nós respondemos para você!

Tudo começou quando o Super Nintendo deu início ao desenvolvimento de um remake de um RPG chamado Sweet Home. O objetivo de Shinji Mikami, responsável por recriar o game, era inserir no cenário uma mansão assombrada, no entanto, não foi possível.

Após determinado período, Mikami decidiu entregar seu projeto ao PlayStation, uma plataforma muito mais avançada e que conseguiria desenvolver algo muito mais elevado. Quando a mudança aconteceu, a empresa forneceu um hardware mais potente e outros recursos para deixar o jogo ainda mais complexo.

Todavia, ao decorrer dos dias, Mikami acabo indo atrás de novas inspirações em clássicos filmes como “A Noite dos Mortos-Vivos” e “O Despertar dos Mortos”, porém, o que mais o motivou foi a descoberta de um game chamado “Alone in the Dark”. Foi nesse momento que ele decidiu mudar o sistema de câmera para a terceira pessoa.

Além disso, Mikami modificou o estilo de terror japonês para um estilo mais americano com zumbis, com isso, passou a apresentar a demo em um festival no Japão chamado V Jump Festival, no qual o nome do jogo já estava “Biohazard”, em uma tradução livre significa “perigo de contaminação biológica”.

Por fim, as coisas continuaram a correr como o esperado, mas, ao programar o lançamento nos EUA, foi notificado que já havia o uso do nome “Biohazard” no país. A fim de contornar o ocorrido, a Capcom norte-americana encontrou um novo nome, o qual é utilizado até hoje.

você pode gostar também