Entenda por que o sabre de luz de Dookan é vermelho
Conde Dookan se voltou para os Sith, e o seu sabre de luz se tornou uma parte fundamental da história, saiba mais detalhes!
A “História dos Jedi” acaba nos fornecendo uma visão um pouco mais detalhada de como o Conde Dookan se voltou para os Sith, além disso, o seu sabre de luz se tornou uma parte fundamental da história.
Para quem não sabe, Dookan é um dos dois pontos focais de “Histórias dos Jedi”, ao lado de Ahsoka Tano. Nos episódios “Justice” e “Choices”, Dookan começa a ver falhas na forma em que os Jedi mantém a paz. Já em “The Sith Lord”, Dookan acaba se voltando totalmente para o lado negro do Darth Sidious.
Enquanto o Dookan usa um sabre de luz vermelho nos filmes live-action, na série animada de História dos Jedi anteriores ao Ataque dos Clones a lâmina do seu sabre é azul.
O punho curvo distinto consegue mostrar que é a mesma espada que Dookan utilizou ao longo de toda sua vida, então, a mudança reflete exatamente na sua virada para o lado negro da luz.
O personagem utiliza o sabre de luz azul por toda a parte, mas logo no final do seu arco acaba ficando claro de que ele está longe de ser o Jedi de coração puro que a lâmina representa.
Explicação do cabo curvo do sabre de luz do Conde Dookan
Seja no live-action ou na série animada da saga, o Dookan utiliza seu sabre de luz único com sua empunhadura curva, não é muito diferente de uma cimitarra do mundo real. Em um quadrinho do Age of Republic de 2019, ele disse que ele mesmo fez o seu sabre.
Por conta de ele ter um passado um pouco aristocrático, ele utiliza roupas e alguns veículos mais luxuosos e elegantes do que os outros Jedi, já o sabre de luz personalizado muito provavelmente era uma outra maneira de se destacar.
Os sabres de luz gêmeos de Ahsoka, que ela utiliza depois da ascensão, tem um design semelhante, sugerindo uma ligação temática entre as duas estrelas de “Histórias dos Jedi”. Como o Conde Dookan transformou seu sabre de luz azul em vermelho
No decorrer de toda a franquia de Star Wars, os Sith sempre utilizaram sabres de luz vermelhos, desde Darth Vader a Kylo Ren. Isso acaba criando um contraste com os sabres de luz azuis e verdes onde são, normalmente, utilizados pelos Jedi, mas também existe uma razão para eles serem assim no universo.
Os sabres de luz são construídos a partir de cristais kyber, uma pedra bastante rara que é sintonizada com a força. Como os cristais são de certa forma sintonizados com o lado da luz da força, os Sith precisam utilizar o lado negro para conseguir impor sua vontade ao cristal.
Então, esse processo acaba forçando o cristal a “sangrar”, levando a lâmina ficar vermelha, utilizada por todos os Sith. Provavelmente, Dookan passou por esse mês processo em algum momento depois dos seus episódios na linha do tempo de “Histórias dos Jedi”.