Nova POLÊMICA envolve uso de inteligência artificial para criação de animes

'Anime Rock, Paper, Scissors', criado com inteligência artificial, vem dando o que falar! Entenda a polêmica sobre o anime.

A inteligência artificial (IA) tem sido alvo de muita atenção e polêmicas, já que suas criações são muito úteis em alguns casos e muito provocativas em outros.

É possível afirmar que, quando usadas com bom-senso, elas se mostram muito positivas, mas existem casos em que elas parecem estar substituindo as pessoas e funções importantes para humanos. Esse foi o caso de algumas polêmicas que surgiram na última semana.

O campo de design já tem sido muito dividido e conturbado, visto que há pessoas a favor e contra o fato de a inteligência artificial criar algumas imagens e tirar o mérito de profissionais da área. Mas, dessa vez, o campo de atuação em crise é o de ilustradores de animes.

Tanto a Netflix quanto o estúdio Corridor Digital foram muito criticados por criarem alguns animes por meio de inteligência artificial. No caso da Corridor, o caso foi ainda mais sério, e a polêmica, ainda maior.

IA vs. animadores profissionais

O anime criado pela Corridor Digital foi “Anime Rock, Paper, Scissors”, escrito e dirigido por Niko Pueringer. Ele inclusive fez um vídeo para o YouTube e anexou um comentário, no qual afirma que seu objetivo é inovar o mercado, e não desmerecer nenhum profissional.

“Mas acho que criamos uma nova maneira de animar. Uma maneira de transformar a realidade em um desenho animado e é mais um passo em direção à verdadeira liberdade criativa, onde podemos facilmente criar o que quisermos.” — Pueringer

Ele acredita que a utilização da IA para criar esses tipos de produções é uma forma de aumentar as demandas sem que sejam incluídos muitos outros processos.

Mas isso pareceu não agradar muito os ilustradores de anime, mesmo com Pueringer dando sua explicação sobre o que pensa do assunto. Os ilustradores consideram usar a inteligência artificial para criar animes, como o que foi feito por Pueringer, como um roubo de suas habilidades e oportunidades.

Pueringer também foi acusado de alimentar a inteligência artificial com outros trabalhos e copiá-los para seu projeto, o que não deixa de ser plágio, e portanto algo muito errado. Segundo os protestantes da obra na internet, isso não passou de uma cópia ou hack.

O exemplo de alguém que realmente odiou a ideia é um tuíte em resposta à fala do Pueringer sobre liberdade criativa. Foi Samuel Deats que deixou uma resposta sobre o que pensa dessa afirmação:

“Vocês não ‘democratizaram’ m****, vocês são apenas ladrões preguiçosos cuspindo em uma forma de arte inteira, f***-se”

A fala parece resumir metade do que os ilustradores profissionais pensam. Enquanto isso, Pueringer continua com seu pensamento de que está apenas pavimentando o caminho para algo maior.

você pode gostar também