Encanto e competição no Festival de Cinema de Veneza 2023: quem ganhou o Leão de Ouro dessa vez?

Com destaque para o Leão de Ouro, a 80ª edição do Festival de Veneza 2023 teve talentos premiados e muita competição. Confira!

O Festival Internacional de Cinema de Veneza é um evento cinematográfico que acontece todos os anos em Veneza, uma cidade na Itália famosa por seus canais e charme histórico.

Imagine um grande cinema ao ar livre, onde é possível assistir a filmes emocionantes de todo o mundo. Assim é o Festival, que funciona como uma competição na qual os filmes disputam prêmios.

O principal deles é o Leão de Ouro, um troféu especial reservado para o melhor filme. Veja como ele é bonito:

Foto: La Biennale di Venezia/ASAC/Reprodução

Mas não é só isso. Além dos filmes, o festival também celebra diretores e atores talentosos, exibindo seus trabalhos incríveis. Sem dúvida, é um grande espetáculo de cinema que atrai celebridades e amantes do cinema de todos os lugares.

Quais foram os vencedores em 2023?

Neste ano, ocorreu a 80ª edição do Festival de Veneza e o grande destaque foi o filme “Pobres Criaturas”. Ele foi premiado com o Leão de Ouro de Melhor Filme no dia 9 de setembro e chamou a atenção de todos. Os atores que brilharam na tela foram Emma Stone, Willem Dafoe e Mark Ruffalo.

A história do filme foi inspirada no livro de Alasdair Gray, que tem o mesmo nome, mas também sofreu influências da história de “Frankenstein”. O responsável pela direção dessa produção foi Yorgos Lanthimos.

A história nos apresenta Bella Baxter, uma personagem criada pelo Doutor Godwin Baxter. O que torna Bella mais intrigante é seu cérebro, substituído pelo do filho do doutor Godwin Baxter, que ainda não havia nascido.

Essa fusão e novidade criou um enredo cheio de mistério, que cativou o público do Festival de Veneza. Em média, o público aplaudiu a produção por mais de 10 minutos após o seu término.

Outros vencedores do Festival

Alguns dos demais vencedores do Festival de Veneza foram “Evil Does Not Exist”, de Ryusuke Hamaguchi, que conquistou o Grande Prêmio do Júri.

O Leão de Prata de Melhor Diretor foi para Matteo Garrone, por “Me Captain”. Já o Prêmio Especial do Júri foi destinado a “Green Border”, de Agnieszka Holanda. E, na categoria de Melhor Roteiro, Guillermo Calderón e Pablo Larraín levaram o prêmio com a obra “El Conde”.

Enquanto isso, a Melhor Atriz foi Cailee Spaeny, por “Priscilla”; o Melhor Ator foi Peter Sarsgaard, por “Memory”; e, por fim, o Prêmio Marcello Mastroianni de Melhor Ator Jovem foi destinado a Seydou Sarr, por “Me Capitain”.

Já assistiu a algum dos filmes indicados no Festival deste ano? Conta pra gente nos comentários! O Festival de Veneza é um momento emocionante para assistir a ótimos filmes e conhecer histórias incríveis contadas na tela grande. Um grande encontro que faz todo o mundo se apaixonar.

você pode gostar também